Livro celebra a Jovem Pan e as comunicações no País


05/11/2008


 Antonio Augusto “Tuta” Amaral Carvalho

“Oferecer um pouco da história das comunicações do Brasil.” Esta foi a intenção de Antonio Augusto “Tuta” Amaral Carvalho, filho do empresário Paulo Machado de Carvalho, ao lançar a publicação “Jovem Pan”, que narra os fatos que marcaram o desenvolvimento da rádio de São Paulo desde o seu lançamento.

Na apresentação do livro, Tuta Carvalho, Diretor-presidente da Rede Jovem Pan-SAT, diz que, quando o assunto é rádio e televisão, ele é tomado pelo desejo de começar tudo de novo:
“Desde muito jovem, esse negócio tomou conta de mim, graças ao me pai, Paulo Machado de Carvalho, e nunca mais me deixou, e muito menos eu a ele. Assim, tive a oportunidade de conviver com gente pioneira, de quilate moral e intelectual de fazer inveja a qualquer concorrente. Gente dedicada, movida pelo amor, pela vontade de realizar. Por tudo isso, resolvi editar esse livro e oferecer um pouco da nossa história à história das comunicações no Brasil.”

Inaugurada em 3 de maio de 1944, como Rádio Pan-americana S.A, na sede da Rua São Bento, 279 (Centro de São Paulo), a emissora usava como prefixo as primeiras notas da “Quinta sinfonia” de Beethoven. Em novembro daquele mesmo ano, mudou de mãos: foi comprada por Paulo Machado de Carvalho e passou a integrar o Grupo de Emissoras Unidas.

Em 1945, depois de ter se notabilizado pela transmissão de novelas, a Pan-americana foi transformada na “emissora dos esportes”, com o projeto do novo Diretor-geral Paulo Machado de Carvalho Filho. Em 52, Paulinho — como era chamado — foi para a Rádio Record e deixou no cargo Tuta Carvalho, então com 21 anos. Em 53, Tuta deixou a Pan-americana para se dedicar à programação da TV Record, mas no início dos anos 60 voltou à rádio e passou a acumular a Direção das duas emissoras.

                Agnaldo Rayol

O nome Jovem Pan surgiu em 1965, por sugestão de Paulo Machado de Carvalho, e foi seguido de uma grande transformação na programação, sob a supervisão de Tuta: ganhou programas com ídolos da MPB e os jornalísticos “Equipe sete e trinta”, “Jornal integração nacional” e “Jornal da Manhã” 

O cantor Agnaldo Rayol foi um dos artistas contratados para integrar a equipe dos primeiros humorísticos da Jovem Pan:
— Fui para a TV Record em 65, para fazer um programa humorístico-musical, ao lado do grande Renato Corte Real, o “Corte-Rayol show”, um dos maiores sucessos na época. Foi então que conheci o querido amigo Tuta e toda a família Machado de Carvalho. A Jovem Pan, dirigida pelo Tuta, já era também um grande sucesso e ele teve a idéia de levar para lá os artistas que atuavam na emissora de televisão. Foi assim que eu tive a oportunidade de fazer meu programa de rádio.