20/06/2020
Como os jornalistas estão se adaptando à nova realidade de trabalhar confinados em suas casas. O que mudou? Qual a influência da mídia digital? Será que vem por aí um novo jeito de fazer jornalismo?
Esta é a pauta que inspirou a série de podcasts “Jornalistas em quarentena” e o resultado não poderia ter sido melhor tal a diversidade de ideias e opiniões que foi brotando. Falaram conosco:
Ana Luíza Guimarães, Caco Barcellos, Chico Caruso, Ernesto Paglia, Fernando Gabeira, Fernando Morais, Jorge Pontual, José Trajano, Juca Kfouri, Leilane Neubarth, Luis Nassif, Marcelo Auler, Mariana Kotscho, Norma Couri, Paulo Markun, Pedro Bial, Regina Pimenta, Ricardo Kotscho e Ricardo Lessa.
A edição dos podcasts foi feita pelo jornalista Paulo Gustavo, que escreve sobre cultura pop no portal Freakpop.
Pedro Bial abriu a série, seguido por Luis Nassif, Fernando Gabeira, e, no podcast abaixo, Leilane Neubarth, âncora da Globonews. A entrevista foi feita pela jornalista Renée Castelo Branco.
*Por Ricardo Carvalho (Conselheiro e diretor licenciado da ABI, em São Paulo)
“O desespero por ficar longe das notícias”
Passado o desespero inicial, Leilane, que lida com o dia a dia do noticiário há 40 anos, foi à luta. Procurou logo se adaptar às novas tecnologias, aprendeu aplicativos, montou em casa um mini estúdio e passou a produzir alguns vídeos, enfrentando os preconceitos da sociedade com os mais velhos.
Com a palavra, Leilane Neubarth, em entrevista realizada pela jornalista Renée Castelo Branco.
Próxima entrevista: Paulo Markun