Lauro Leivas lança livro de memórias


31/10/2011


 
Acaba de ser lançado pela editora Ponto de Cultura o livro “Velhos e novos caminhos” do jornalista Lauro Lacroix Leivas, no qual ele narra suas memórias e histórias de vida e de sua carreira profissional. O livro reúne fotos de familiares de décadas distantes, além de histórias surpreendentes e verdadeiros “exemplos de autoajuda”.
 
 
Na obra, o autor inclui também as “Laureadas” (episódios anacrônicos e fora de ordem cronológica), que relembram algum caso especial. Lauro Lacroix é sócio da ABI desde 1953, e a ideia de escrever suas próprias memórias aos 88 anos de idade surgiu após receber o livro “Epopéias de uma família”, escrito pelos sobrinhos Sônia e Sérgio, com um depoimento do próprio Lauro nas páginas 258 e 259.
 
 
A partir dali, o autor começou a reunir memórias e motivação para organizar suas histórias e sua riquíssima trajetória de vida. Lauro conta que teve que se isolar em sua casa de Maricá para se concentrar nesta obra.
 
 
Há no livro histórias curiosas, como o momento em que foi anunciada na televisão a morte de Lauro em um acidente de avião na Ilha do Governador, em 1961. Há também fotos raras da cidade do Rio de Janeiro nas décadas de 40 e 50, e de viagens pelo mundo.
 
No prefácio, o autor se auto descreve como uma pessoa muito dinâmica:
— Badalado, orgulhoso, perseverante, atrevido, ambicioso, bom chefe de família, vitorioso em arriscadas empreitadas, mal sucedido em outras, boêmio, jogador, amantes muitas, dirigi dezenas de firmas, nunca flertei com a falência e não gostaria de morrer com falência múltipla de órgãos.