Lançado no Rio Centro de Cultura e Memória do Jornalismo


10/04/2008


                                                                                  Fotos: Alcyr Cavalcanti

Maurício, Murilo, Suzana Blass, Ricardo Cotta, Agatha MessinaFONT class=legendablk>, Lucio Pimentel, Aziz e Janice

Foi lançado nesta terça-feira, dia 9, na Academia Brasileira de Letras (ABL), o Centro de Cultura e Memória do Jornalismo. O projeto nasceu de uma parceria do Sindicato dos Jornalistas do Município do Rio de Janeiro com a Petrobras e sua missão será registrar a memória oral do jornalismo e fazer um levantamento das principais fontes, documentos e acervo da imprensa brasileira nos últimos 200 anos, mostrando suas transformações e motivações.

            Maurício Azêdo e Murilo Mello Filho

O lançamento contou com a presença da Presidente do Sindicato, Suzana Blass, e dos ex-Presidentes Aziz Filho e Janice Caetano; da Diretora da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e Presidente do Sindicato dos Jornalistas do Espírito Santo, Suzana Tatagiba; do representante da ABL, Murilo Mello Filho; do Gerente de Imprensa da Petrobras, Lucio Pimentel; do Secretário de Educação do Estado do Rio, Ricardo Cotta; da Secretária de Educação do município, Agatha Messina; e do Presidente da ABI, Maurício Azêdo.

De acordo com a assessoria de imprensa da Petrobras, o Centro será instalado em um imóvel cedido pelo Governo do Rio de Janeiro. No local, “serão realizados cursos, debates, exposições e seminários, com objetivo de estimular a reflexão pública acerca do jornalismo”.

Uma empresa já foi contratada para pesquisar e reunir o acervo. Os jornalistas Marcelo Beraba, Luiz Garcia, Cícero Sandroni, Ana Arruda Callado, Evandro Teixeira e Regina Zappa serão consultores do desenvolvimento do Centro.

Para o Gerente de Imprensa da Petrobras, patrocinar o Centro de Cultura e Memória do Jornalismo é a certeza de estar contribuindo para a liberdade de expressão e o acesso à informação:
— Este é um projeto que contará a história de quem vem contando a história diariamente — afirmou Lucio Pimentel. — A campanha O Petróleo é Nosso nasceu com o apoio da imprensa. Hoje, a empresa não poderia deixar de patrocinar um projeto relacionado com a história de quem vem contando a história do Brasil e da Petrobras

Para a Presidente do Sindicato dos Jornalistas, o Centro de Memória é “o nosso sonho que começa a se materializar”. Para o Presidente da ABI, “a iniciativa cobre uma lacuna histórica de falta de informação sobre a trajetória da imprensa e dos jornalistas e é essencial para se conhecer melhor a história do País”.

O trabalho de construção do acervo estará aberto à colaboração de toda a classe jornalística.