Konder lidera protesto na Educação


02/08/2010


Por proposta do jornalista Rodolfo Konder, membro do Conselho Deliberativo da ABI, o Conselho Municipal de Educação da Cidade de São Paulo condenou o corte no Orçamento do Ministério da Educação. Konder, que é membro titular do Conselho Municipal de Educação, destacou na proposta que “o País exige mais apoio, porque a educação é a morada do nosso futuro”.
 
Aprovada por unanimidade pelo Plenário do Conselho Municipal de Educação e intitulada “A educação em alerta”, a moção tem o seguinte teor”:

“A educação em alerta

O Governo Federal anuncia um corte dramático e prioritário no orçamento do Ministério da Educação. Um corte nesta área jamais deveria ser prioritário, muito menos dramático. Ao contrário, a pasta precisaria receber recursos bem mais volumosos do que já recebe. O País exige mais apoio, a educação é a morada do nosso futuro.

O Conselho Municipal de Educação da Cidade de São Paulo sabe perfeitamente que educar não significa somente instruir, transmitir conhecimentos, ensinar a calcular e raciocinar. Significa também promover o pleno desenvolvimento da pessoa, o respeito aos direitos humanos e às liberdades fundamentais. Um povo educado terá necessariamente sua autonomia e sua liberdade, sempre dentro dos princípios da ética e da tolerância.

 O Conselho Municipal de Educação está preocupado – e temeroso. Sabe que a educação precisa perseguir um sonho. O País precisa perseguir um sonho, mas só poderá fazê-lo por meio da educação. Não deve e não pode empobrecê-la. Se o fizer, estará empobrecendo o seu próprio futuro.”