Justiça londrina adia julgamento de Assange


09/02/2011


O tribunal de alta segurança de Woolwich, em Londres, Inglaterra, que analisa o pedido de extradição para a Suécia do jornalista australiano Julian Assange, fundador do WikiLeaks, será retomado nesta sexta-feira, 11.
 
As audiências estavam agendadas para terça-feira, 7, e quarta-feira, mas o Juiz Howard Riddle, alegou que o período era insuficiente.
 
Acusado de cometer crimes sexuais na Suécia, Assange cumpre liberdade condicional na Inglaterra desde dezembro último, quando se apresentou à polícia londrina, que cumpriu mandado de prisão internacional emitido pela Suécia.
 
O jornalista nega as acusações e afirma ser vítima de perseguição política relacionada aos vazamentos de informações secretas da diplomacia norte-americana promovidas no site WikiLeaks.
 
Geoffrey Robertson, advogado de defesa de Assange, teme que o jornalista seja extraditado para os EUA, onde ele poderia ser condenado à pena de morte em função dos vazamentos, e ainda que ele venha a ser julgado na Suécia, onde os julgamentos de estupro ocorrem a portas fechadas, o que, de acordo com o advogado, representaria uma violação dos padrões internacionais de justiça.
 
*Com informações do G1.