Justiça condena assassinos de jornalista chileno


09/05/2011


A Suprema Corte do Chile condenou à prisão nesta quinta-feira, 5, seis dois oito oficiais da Marinha chilena acusados de seqüestrar e matar o jornalista chileno Jaime Aldoney Vargas, em 12 de setembro de 1973, um dia após o anúncio do golpe militar que instaurou a ditadura no país entre 1973 e 1990.
 
Aldoney, que era vereador e socialista, foi assassinado na Base aero naval de El Belloto, pelos capitães aposentados Patrício Villa Lobos, Pedro Arancibia, Jaime Valdivia Urdangarin, Guilhermo Vidal condenados a cinco anos de prisão. O capitão Sérgio Mendonza vai cumprir quatro anos de prisão. Todos os condenados receberam direito a liberdade condicional, e deverão pagar indenização de U$ 64 mil à família do jornalista. O almirante Ernesto Von Huber Appen e o oficial aposentado Manuel Lopez Buch foram absolvidos.
 
Mais de três mil pessoas foram mortas ou desapareceram durante a ditadura de Augusto Pinochet. Atualmente, há cerca de 350 processos judiciais contra mais de 700 militares, policiais e membros do Governo chileno que participaram dos crimes.

*Com informações de Knight Center for Journalism.