Julian Assange apresenta programa em TV russa


26/01/2012


A emissora RT de televisão da Rússia anunciou nesta quarta-feira, 25 de janeiro, que irá transmitir em sua programação dez entrevistas de Julian Assange, fundador do site  WiKiLeaks, com pessoas que ele mesmo descreve como “grandes atores políticos, pensadores e revolucionários — figuras que, na opinião do autor, vão ditar a agenda política de amanhã”. Os nomes dos personagens não foram revelados.
 
O WiKiLeaks anunciou por meio de nota que a série de entrevistas tem como objetivo fazer uma reflexão sobre a atual conjuntura mundial e as mudanças ocorridas em diversas partes do mundo, em especial aquelas relacionadas com a internet e tecnologia.
 
“Levantes e revoluções no Oriente Médio iniciaram uma era de mudança política que ainda está se desenrolando… No Ocidente, a deterioração do Estado de Direito demonstrou a falência das lideranças políticas e ideológicas. A internet nunca foi tão forte, ou sofreu tantos ataques”, diz o comunicado.
 
Os programas de Assange terão meia hora de duração e serão transmitidos semanalmente a partir da segunda quinzena de março. A expectativa é de que o programa seja assistido por 600 milhões de espectadores.

*Com agências internacionais.