Jornalistas feridos em ataque à emissora em Gaza


19/11/2012


Nesta segunda-feira, dia 19, um prédio na Faixa de Gaza que abriga escritórios de mídia, incluindo veículos internacionais, foi bombardeado por três mísseis disparados pela força aérea israelense. É a segunda vez em dois dias que o edifício é atingido. De acordo com a imprensa local, o ataque deixou dois cinegrafistas feridos e matou um alto membro do Hamas que estava no local.
 
O primeiro ataque ao prédio, onde também funciona a emissora de televisão Al-Quds, considerada próxima do Hamas, no domingo, dia 18, deixou seis jornalistas feridos, entre eles um fotógrafo que teve a perna amputada. Outros dois palestinos foram mortos e dez ficaram feridos em ataques no norte da Faixa de Gaza.
 
A ofensiva israelense contra a região começou na terça-feira, dia 13, depois que foguetes foram disparados de Gaza em direção à cidade de Tel Aviv, a mais populosa de Israel.
 
Condenação internacional
 
A Associação da Imprensa Estrangeira em Israel (FPA, na sigla em inglês) manifestou preocupação pelo bombardeio ao edifício que abrigam meios de comunicação. A FPA detalha que “um dos edifícios abriga ou foi empregado” pela emissora britânica Sky News, a televisão coreana MBC, a cadeia árabe via satélite Al Arabiya, a empresa pública austríaca de radiodifusão ORF e “outros meios audiovisuais europeus”.
 
A associação lembra em comunicado que o Conselho de Segurança da ONU, “alguns de cujos membros permanentes têm meios de comunicação nos edifícios atacados”, aprovou por unanimidade em 2006 uma resolução de condenação aos “ataques contra jornalistas em situações de conflito”.
 
Em comunicado, o exército israelense indicou que o bombardeio estava dirigido contra “dois locais da comunicação operacional do Hamas identificados com informação precisa dos serviços de inteligência. A fim de minimizar o dano a pessoas não envolvidas, o Exército só atacou os aparelhos de comunicação que estavam localizados no teto do edifício, e não a instalação de operações do Hamas, situada em um dos andares”.
 
* Com informações de O Globo, RTP Notícias, EFE e France Press.