14 de agosto de 2022


Jornalistas e mulheres cineastas no Encontros


03/12/2020


Os cineastas Martha Alencar e Sílvio Tendler – Fotos: Reprodução internet

JORNALISTAS E MULHERES CINEASTAS NO ENCONTROS

O Encontros da ABI com a Cultura faz sua última apresentação virtual este ano, voltando a ser apresentado no dia 14 de janeiro de 2021 para um merecido descanso da equipe. Hoje, dia 3,  os  jornalistas e cineastas Martha Alencar e Sílvio Tendler entrevistam, às 19h30, as jornalistas e críticas de cinema Roni Filgueiras e Denise Costa Lopes, além da cientista social e doutora em cinema, Marina Costin Fuser. Há algumas décadas as mulheres entraram no mercado cinematográfico como aconteceu também no Jornalismo e, embora as estatísticas digam que elas são apenas 28% desse setor, a cada dia mostram que a percentagem está aumentando.

As três entrevistadas participaram com artigos também do livro Mulheres atrás das câmeras, as cineastas brasileiras de 1930 a 2018, já lançado e selecionado como finalista do Prêmio Jabuti. Roni assina o artigo sobre Katia Lund, Denise sobre Lúcia Murat e Marina escreveu Bruta Flor sobre cinema lésbico, fazendo ainda um pós-doutourado de Tecnologias da Inteligência e Design Digital na PUC/SP. O programa, ao vivo, pode ser visto no canal da Associação Brasileira de Imprensa do YouTube onde ficará gravado. Inscrevam-se e divulguem.

 

Siga a abi

© 2013 ABI - Associação Brasileira de Imprensa – todos os direitos reservados -Rua Araújo Porto Alegre, 71 - Centro, Rio de Janeiro - RJ, Cep: 20030-012