Jornalistas do Rio na luta antirracista


10/01/2022


Publicado no portal do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro
O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro, junto com a Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial (Cojira-Rio), realizou recentemente uma reunião virtual com chamada ampla para os jornalistas que atuam no município do Rio de Janeiro.
Na pauta, a construção de políticas afirmativas no campo do jornalismo que venham contribuir para a diversidade e inclusão no mercado de trabalho de jornalistas negras e negros e a qualificação da produção jornalística. A Cojira-Rio é um órgão consultivo do SJPMRJ no campo das relações raciais desde 2003.
A conversa contou com a participação dos jornalistas Ivan Accioly e Marcelle Chagas, ambos da Rede Jornalistas Pretos pela Diversidade na Comunicação.
Cerca de 57% dos jornalistas de redação no Brasil identificam marcas de discriminação ao longo de suas trajetórias profissionais na imprensa, segundo dados do estudo Perfil Racial da Imprensa Brasileira, elaborado pelo Jornalistas&Cia, em parceria com o Portal dos Jornalistas e o Instituto Corda, com apoio da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) junto com a Comissão Nacional de Jornalistas pela Igualdade Racial (Conajira), na qual a Cojira-Rio é parte integrante. O documento foi divulgado em novembro de 2021.
O Perfil Racial da Imprensa Brasileira foi elaborado a partir da coleta de dados junto aos jornalistas, em especial os que trabalham em redações de veículos jornalísticos. Foram ouvidos quase 2 mil jornalistas de redações de todo o País.