Jornalistas do NYT são libertados na Líbia


21/03/2011


Os quatro jornalistas do jornal The New York Times foram soltos nesta segunda-feira, 21, na Líbia. Eles foram entregues à Embaixada da Turquia em Trípoli, de acordo com o Ministro das Relações Exteriores, Ahmet Davutoglu, e já estariam a caminho da fronteira.
 
Anthony Shadid, chefe da sucursal do NYT em Beirute, vencedor do prêmio Pulitzer em duas ocasiões, Stephen Farrell, repórter e cinegrafista, e os fotógrafos Tyler Hicks e Lynsey Addario foram detidos na última quarta-feira, 16, em Ajdabiya, em meio aos combates entre rebeldes e as forças de segurança do líder líbio Muamar Kadhafi. As autoridades do país alegaram que os profissionais de imprensa não tinham visto de trabalho para a região.
 
Segundo o NYT, a informação sobre a prisão dos jornalistas foi dada pelo filho de Kadafi, Seif Islam el-Kadafi, em entrevista à rede ABC. O jornal anunciou o desaparecimento de sua equipe no dia 16. De acordo com o editor-executivo do jornal, Bill Keller, as autoridades da Líbia informaram que estavam tentando localizar os jornalistas, garantindo que se estivessem presos seriam libertados em segurança.

*Com informações da AFP.