Jornalistas do Marca discutem demissões


25/01/2013


Na tarde da última quarta-feira, 23 de janeiro, os funcionários do jornal Marca Brasil, publicação encerrada em novembro pelo grupo Ejesa, se reuniram na sede do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo – SJSP para discutir estratégias diante da decisão da empresa de demitir 19 trabalhadores. A negociação entre o SJSP e a Ejesa ocorre desde o ano passado.
 
Para discutir a situação, os profissionais organizaram uma reunião da qual participaram o Presidente da entidade, José Augusto Camargo (Guto), a diretora Evany Sessa e o coordenador do Departamento Jurídico, Raphael Maia. Segundo Guto, tanto os trabalhadores quanto o Sindicato aguardam a posição definitiva da empresa, que ainda não dispensou oficialmente seus funcionários.
 
Segundo Camargo, desde o fechamento do periódico, empresa e entidade tentaram realocar a mão de obra em outros jornais do grupo Ejesa (detentor do Marca), porém, na última terça-feira, 22 de janeiro, a empresa confirmou a demissão dos funcionários. “Lutamos pelos empregos e lhes garantimos permanência até este final de ano, mas, agora, a empresa comunicou que irá dispensar os trabalhadores e, por isso, assim como fizemos no JT, vamos negociar a situação de todos os jornalistas”, diz o dirigente.
 
Ainda segundo Camargo, o jornal havia contratado a mão de obra com a intenção de manter as atividades especialmente para a Copa do Mundo, em 2014. “Porém, nos informaram que vão passar a investir mais no caderno de Esportes de O Dia “, afirmou.
 
Marca Brasil foi lançado em 2009, no Rio de Janeiro, com o nome Campeão e fechou, em 2010, uma parceria com espanhol Marca. Segundo informações do Ejesa, em janeiro de 2011 foi rebatizado de Marca Brasil. A edição paulista foi lançada em agosto de 2010.
 
*Com informações do Portal Terra e do Portal Imprensa.