Jornalistas denunciam ameaças de vereador


04/02/2010


O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Espírito Santo (Sindijornalistas) divulgou nota de repúdio às supostas ameaças feitas pelo Presidente da Câmara de Vereadores de Santa Maria de Jetibá, Nelson Miertschink (PSDB), contra os jornalistas Julio Huber e Pedro Callegario, do jornal A Tribuna, do Espírito Santo.

Segundo o sindicato, Huber e Callegario foram ameaçados durante a produção de uma matéria sobre os gastos de viagens dos vereadores.

Além da intimidação, os repórteres denunciaram que um funcionário do Presidente da Câmara de Vereadores os teria fotografado e perseguido o carro de reportagem. Em matéria publicada em A Tribuna, os jornalistas afirmaram que objetivo das ameaças é impedir a publicação das denúncias.

Miertschink negou que tenha feito ameaças.

O Sindijornalistas expressou solidariedade aos jornalistas e exigiu providências do Ministério Público do Espírito Santo, da polícia e dos vereadores da cidade.

—Atitudes como essas ferem a liberdade de expressão e a liberdade de imprensa, que são pilares essenciais para a consolidação da democracia, diz o comunicado da entidade.