Jornalistas comentam morte de Eduardo Campos em todo país


Por Kika Santos *

14/08/2014


A morte precoce e trágica do candidato à Presidência da República , Eduardo Campos ( PSB), na manhã desta quarta-feira foi o principal assunto das redes sociais de muitos jornalistas do Brasil.

 

cara do eduardo

 

O presidenciável , que foi entrevistado pelo ‘Jornal Nacional’ na noite de terça-feira, 12, tinha programação de campanha em Santos. Ele participaria de programas em emissoras de TV locais e estaria em um seminário sobre o Porto da cidade. Alguns integrantes da equipe de comunicação que trabalhava com o candidato – incluindo o fotógrafo oficial Alexandre Severo, o cinegrafista Marcelo Lira, o assessor pessoal Pedro Valadares, e o assessor de imprensa Carlos Percol – também faleceram.

Em depoimentos veiculados na TV, jornalistas lamentaram a morte de Eduardo Campos. Na Globonews, Cristiana Lobo afirmou que a perda interrompe o ciclo de novos políticos que estão surgindo no país. “Além de adversário político, Campos se relacionava muito bem com as pessoas. Todos os partidos vão fazer esse registro. É uma tragédia que impacta e emudece todas as pessoas”. A comentarista afirmou que conversou com Campos na manhã desta quarta-feira, 13, para saber o que o candidato havia achado da entrevista ao ‘JN’ na noite de ontem. “Ele comentou comigo que estava satisfeito com seu desempenho porque o tempo que teve no jornal correspondia a quase um mês de propaganda eleitoral”.

Na Record News, Nirlando Beirão falou um pouco sobre o perfil político de Campos. “Acredito que vai haver comoção independentemente de posições partidárias. Todo mundo nesse momento está chocado com a morte. Campos era um sujeito muito cativante pessoalmente. Ele teve uma ideia genial de seduzir a Marina para sua campanha, pois ela traz uma ‘oxigenada’ importante para a política”.

Em Brasília, José Luiz Datena reportou as informações ao vivo. “É uma tragédia e um sentimento de muita tristeza e consternação. As pessoas aqui em Brasília não conseguem acreditar. Perdemos um jovem”.

Pelo Twitter, outros profissionais falaram sobre o assunto, como a apresentadora Astrid Fontenelle. “Não seria meu candidato, mas a vitalidade política dele era interessante. Minha solidariedade à família. Tantos filhos… RIP Eduardo Campos”, escreveu ela.

Colunista da Folha de S. Paulo, Xico Sá criticou quem está pensando em política nesse momento. “Pelo amor de Deus, querer saber o que muda na eleição em um momento triste como este! É hora de lamentar a tragédia e fazer silêncio respeitoso”.

Apresentador do ‘CQC’, Marcelo Tas publicou foto do candidato com a família e o depoimento: “Meus sentimentos à família e amigos de Eduardo Campos #Luto #JovemDemais #PE”.

Leonardo Sakamoto, coordenador da ONG Repórter Brasil, criticou, por meio de sua página no Facebook, parte da repercussão do caso. “Chocado com a tragédia envolvendo Eduardo Campos, sua equipe e moradores de Santos. Chocado com a falta de bom senso de colegas jornalistas. Chocado com as redes sociais”.

Debate na Globo
Nesta semana, a Globo vem entrevistando os candidatos à presidência. Definida por sorteio, a agenda levou para a bancada do jornalístico na segunda-feira, 11, Aécio Neves (PSDB) e, na terça-feira, 12, Eduardo Campos (PSB).

Esta quarta-feira, 13, seria o dia da candidata do PT, Dilma Rousseff. Por meio de nota, a presidente informou que vai suspender as atividades de campanha por três dias em luto. De acordo com as informações veiculadas pela G1, o partido decidiu, em conjunto com a Rede Globo, cancelar a entrevista que a candidata daria nesta noite ao ‘JN’.

* com Portal Comunique-se