Jornalista sofre atentado no Paquistão


13/05/2011


O clima de tensão no Paquistão aumentou após a captura e morte de Osama Bin Laden no início de maio. Nesta sexta-feira, dia 13, mais de 80 pessoas foram mortas e cerca de 140 ficaram feridas em um ataque reivindicado pelo Talibã com o objetivo de vingar a morte do terrorista.
 
O Paquistão foi considerado o país mais letal para jornalistas em 2010, totalizando 16 jornalistas mortos no exercício da profissão. Desde o ano 2000, 50 jornalistas foram assassinados na região.
 
Nesta terça-feira, dia 10, o jornalista Nasrullah Afridi, do jornal Daily Mashreq, foi morto durante a explosão de seu carro na cidade de Peshawar, no Paquistão.
A União dos Jornalistas e o Sindicato dos Jornalistas do Paquistão lideraram uma manifestação nesta quarta, 11, contra o atentado e exigindo do Governo mais segurança para o trabalho da imprensa. “Os jornalistas estão sendo alvo porque estão escrevendo a verdade e muitos poderosos não gostam da verdade”, afirmou o Sindicato.
 
Sher Khan, representante da União dos Jornalistas, disse que Nasrullah Afridi vinha recebendo ameaças de morte de pessoas desconhecidas. “Ele já foi agredido, ameaçado e teve a casa atacada por bombas”.
 
O Diretor do Instituto Internacional de Imprensa(IPI), Alison Bethel McKenzie, também se manifestou sobre a morte do repórter: “Estamos muito tristes com o assassinato de mais um jornalista no Paquistão. Estendemos nossas condolências à família de Nasrullah Afridi e apelamos às autoridades do país para que tomem medidas imediatas com o objetivo de levar os criminosos à Justiça.”