O boliviano Fernando Vidal, 78 anos, dono e diretor da Radio Popular do povoado de Yacuiba, na Bolívia, foi atacado por desconhecidos e teve o corpo queimado enquanto transmitia um programa na emissora.
Filho da vítima e funcionário da emissora, o jornalista Esteban Farfán informou à Agência Efe que quatro pessoas com os rostos cobertos por máscaras entraram na rádio, derramaram gasolina e atearam fogo nos equipamentos e em Vidal, que está hospitalizado com queimaduras de terceiro grau na cabeça, no peito, na barriga e nos braços.
Farfán disse que o pai trabalha em jornalismo há mais de seis décadas e que nos últimos dias fez muitas críticas aos políticos da província de Gran Chaco, que pertence à jurisdição da cidade de Tarija.
À ONG Repórteres Sem Fronteiras, Fárfan explicou que Vidal foi prefeito e vereador de Yacuiba e conhece os mentores intelectuais do ataque, que seriam, segundo ele, pessoas de Tarija ligadas ao Ministério do Interior interessadas em interromper as denúncias de corrupção.
A Polícia de Yacuiba prendeu três suspeitos de participação no atentado contra o jornalista.
*Com Knight Center for Journalism, Efe, RSF.