Tribunal de Contas do RJ entrega Colar do Mérito Ministro Victor Nunes Leal


Por Igor Waltz

04/11/2014


O diretor-administrativo da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), Orpheu dos Santos Salles, recebeu nesta terça-feira, 4 de novembro, o Colar do Mérito Ministro Victor Nunes Leal. A homenagem foi outorgada pelo Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro (TCMRJ) às figuras públicas que se destacaram pela atuação em defesa do sistema de Tribunais de Contas do País. O jornalista, o último colaborador ainda vivo do presidente Getúlio Vargas, foi condecorado pelo seu trabalho à frente da revista “Justiça e Cidadania”, editada há 15 anos, e pelo relançamento da publicação “Segurança e Prevenção”.

Salles, de 93 anos, ingressou na ABI em 15 de junho de 1945, tendo como proponente o então presidente da entidade Herbert Moses. Ele é um dos jornalistas mais condecorados pela Justiça brasileira, laureado com o Grão-Colar do Mérito Judiciário, do Tribunal Superior do Trabalho (TST); Colar do Mérito Judiciário Militar, do Superior Tribunal Militar (STM); Troféu Dom Quixote, do Superior Tribunal Federal (STF); Medalha do Mérito Eleitoral, do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE/RJ); além de outras homenagens dos Tribunais de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) e do Mato Grosso de Sul (TJMS) e do Tribunal Regional do Trabalho do Rio de Janeiro (TRT/RJ).

“É com grande alegria que recebo essa homenagem. Este é o reconhecimento de um trabalho de décadas que executo pela revista em prol do fortalecimento do Poder Judiciário e da Magistratura”, agradeceu o jornalista, emocionado.

A ABI foi representada pelo seu Diretor de Assistência Social, Arcírio Gouvêa.