Jornalista é morta na Síria


21/08/2012


A jornalista japonesa Mika Yamamoto, 45 anos, morreu na noite desta segunda-feira, 20, durante a cobertura dos confrontos na Síria. Mika era correspondente de guerra da Japan Press, TV de notícias independente especializada em zonas de conflito. 

O governo japonês confirmou a morte da repórter e informou que o corpo foi transferido para a Turquia. Segundo o Observatório Sírio para Direitos Humanos, o confronto aconteceu no bairro de Suleimaniya, em Aleppo.

 
—Vimos um grupo de pessoas em roupas de camuflagem, vindo na nossa direção. Pareciam ser soldados do governo. Eles começaram a atirar aleatoriamente a cerca de 20 ou 30 metros de distância do local onde eu e Mika estávamos juntamente com membros do Exército Livre da Síria, disse Kazutaka Sato, colega de trabalho de Mika.
 
Mika Yamamoto cobriu aa guerras do Afeganistão, em 2001, e do Iraque, em 2003. Um vídeo postado no Youtube, nesta segunda-feira, 20, mostra o que seria o corpo da jornalista japonesa. Nas imagens, o capitão rebelde Ahmed Ghazali confirma que a mulher foi morta no noroeste de Aleppo.
 
—Damos boas vindas a qualquer jornalista que quiser entrar na Síria. Vamos garantir sua entrada, mas não somos responsáveis pela brutalidade das forças de (Bashar) al-Assad contra a mídia, afirma Ghazali. 

*Com informações do jornal O Globo.