Jornalista é detida em protesto na Câmara de Vereadores de Natal


Por Igor Waltz*

02/10/2013


Jornalista cobria manifestação em frente à Câmara dos Vereadores de Natal (Foto: João Paulo Silva)

Uma jornalista foi presa durante uma manifestação em defesa do passe livre para estudantes nesta terça-feira, 1º de outubro, na porta da Câmara Municipal de Natal. Catarina Santos diz que teve o queixo empurrado por um guarda legislativo quando pedia para entrar no local. O empurrão dado pelo guarda provocou a reação de manifestantes. A Polícia Militar interveio e a confusão se formou.

“Pedi acesso como imprensa e me foi dito que não, enquanto outras pessoas entraram. Manifestantes do MLB (Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas) e do Movimento Passe Livre, entre outros, também tiveram a entrada negada”, contou.

A Polícia Militar interveio e a confusão se formou. “A polícia atirou com balas de borracha, usou spray de pimenta e bateu com cassetetes porque os manifestantes pediam a identificação dos policiais”, reforçou Catarina.

A jornalista afirmou ainda que, no momento em que foi presa, pedia a identificação de um policial militar quando foi levada por cinco PMs até a guarnição. “Até agora não me foi dito porque fui presa”, acrescentou. Catarina foi levada para a Delegacia de Plantão da zona Sul, onde aguarda para prestar depoimento sobre o ocorrido.

A confusão terminou com outras duas pessoas detidas, um homem e uma mulher, e um adolescente apreendido.

*Com informações do G1 e do Portal Imprensa.