Jornalista Domingos Meirelles participa de almoço da Diretoria da AAFBB


Por Arcírio Gouvêa

29/11/2014


Abinel Félix, Ernesto Pamplona, Arcírio Gouvêa, Regina Marçal, Raul Azêdo, Domingos Meirelles, Tereza Souza, José Odilon, Gilberto Santiago e Adolpho Nogueira (Crédito: ABI).

Abinel Félix, Ernesto Pamplona, Arcírio Gouvêa, Regina Marçal, Raul Azêdo, Domingos Meirelles, Tereza Souza, José Odilon, Gilberto Santiago e Adolpho Nogueira (Crédito: ABI).

O jornalista Domingos Meirelles, da TV Record, ex-TV Globo, eleito presidente da ABI (Associação Brasileira de Imprensa) compareceu, como convidado, ao almoço da Diretoria da AAFBB, sendo recepcionado pela Presidente do Conselho de Administração, Celia Larichia; por Gilberto Santiago, Presidente do Conselho Deliberativ; José Odilon, Vice-Presidente de Assistência ao Associado. Ari Sarmento, Vice-Presidente Financeiro; Ernesto Pamplona, Vice-Presidente de Seguridade, Regina Marçal, Diretora de Assistência ao Associado, Abinel Félix, Diretor de Seguridade e Tereza Souza, Presidente do Conselho Fiscal. Ele esteve acompanhado do Diretor de Assistência Social e Secretário da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e Liberdade de Expressão da ABI, Arcírio Gouvêa e do Assessor da Presidência, Raul Azêdo.

Muito à vontade e sensibilizado pelo convite, Domingos Meirelles afirmou que um de seus objetivos à frente da Entidade é realizar uma parceria com a AAFBB no plano de Assistência Social, em função da grande preocupação que tem com os colegas, que, ao se aposentarem, perdem a maior parte de seus vencimentos e até mesmo a sua identidade, dificultando muito um tratamento de saúde, exatamente na velhice, quando mais se necessita de um amparo: “Sempre que posso, converso muito com a Regina Marçal sobre esse problema e faço ver a ela minha preocupação com essa área tão especial e importante de nossa Casa que foi fundada justamente para servir de assistência aos jornalistas, numa época em que esse tipo de proteção não existia ainda na legislação trabalhista brasileira. E reafirmo aqui o que digo sempre para ela, que não podemos abrir mão da experiência e competência da AAFBB nesse campo. Espero que possamos contar com tão fundamental parceria e em troca também colaborar com a AAFBB no que estiver ao nosso alcance”.

Durante o almoço, Domingos contou como iniciou sua brilhante carreira jornalística, descreveu suas grandes reportagens, os prêmios conseguidos em mais de 50 anos de profissão, os livros que escreveu sobre a história política do Brasil e, por fim, os desafios que enfrentará na Presidência da ABI e o esforço que ele e toda a Diretoria farão para erguer a Entidade e trazê-la novamente aos tempos de brilho e prestígio do passado. Ao término do almoço, a presidente Celia Larichia ofereceu a Domingos Meirelles uma lembrança daquele acontecimento: duas agendas e uma caneta. E ficou a certeza que as duas entidades irmãs, separadas apenas pela Rua Araújo Porto Alegre, ainda terão muitos encontros como esse pela frente.

* Arcírio Gouvêa é diretor de Assistência Social da ABI