Jornalista diz que está sendo “amordaçado”


21/05/2010


Em e-mail enviado à ABI o jornalista Alberto Marques Dias, editor do Blog do Alberto Marques, do município de Duque de Caxias, Baixada Fluminense, diz que está sendo processado pelo casal Claise Maria e Zito (José Camilo Zito atual Prefeito de Caxias e Presidente regional do PSDB).

O motivo do processo, por dano moral, segundo o jornalista, seria por causa de “comentários postados por anônimos”, em seu blog:
— Entendo, porém, que o processo tem outras finalidades, como amordaçar a imprensa da Baixada, diante do fato do prefeito responder a diversos processos na Justiça por improbidade administrativa, bem como promover a primeira-dama, que é candidata a deputada estadual, afirmou Alberto Marques.

Na mensagem que enviou à ABI, além de mencionar o caso da censura imposta ao jornal O Estado de S.Paulo, Alberto Marques Dias pede apoio da entidade para o seu caso, citando que a Casa “sempre resistiu ao arbítrio e à censura, legal ou econômica”.

Alberto critica o comportamento dos políticos brasileiros, muitos segundo ele com “fichas mais do que sujas”, que há muito vêm praticando muitos tipos de censura, entre as quais “a econômica, com a ajuda da Justiça”.

Com mais de 50 anos de carreira jornalística, atuando na Baixada Fluminense, Alberto Marques Dias dirigiu o jornal Folha da Cidade, que teve como colaboradores os jornalistas Luiz Carlos Garcia, laís Costa Velho (fundador da Academia de Letras de Duque de Caxias) Raul Azedo, Ruyter Poubel, Waldir Couto, entre outros.

Alberto se diz perplexo com a situação do processo:
— Dirigi a Folha da Cidade durante a ditadura, enfrentando uma censura estúpida e analfabeta, nunca enfrentei tal situação.