Jornalista detida por policiais no Rio de Janeiro


Por Igor Waltz

13/12/2012


Um protesto contra a demolição de uma quadra esportiva no Morro do Vidigal, na Zona Sul do Rio de Janeiro, terminou com a detenção de uma jornalista. Mariana Albanese, de 30 anos, foi detida durante o início da tarde desta quinta-feira, 13 de dezembro, por policiais militares da UPP. Segundo o relato de outros profissionais de imprensa que acompanhavam o caso, Mariana fazia a cobertura da manifestação quando foi agredida por policiais e teve seu equipamento danificado.
Crédito: Edilson Lima

De acordo com o jornalista Edilson Lima, que acompanhava Mariana durante a cobertura, a profissional teria reclamado da truculência de um dos policiais, após ter sua câmera e celular destruídos. Em resposta, a jornalista teria recebido um tapa.

“A comunidade está muito abalada pelo ocorrido. As autoridades já chegaram com equipamento para demolição, acompanhados pelo reforço dos policiais da UPP Vidigal, sem que houvesse qualquer consulta prévia aos moradores”, explica Edilson. “O único ponto positivo disso é que, após a ocorrência, a demolição foi cancelada”.

Mariana foi detida na 15ª DP (Gávea), autuada por desacato à autoridade. Em nota, a Polícia Militar do Rio de Janeiro-PMERJ afirmou que a jornalista era uma das participantes da manifestação, e teria sido levada à delegacia por ter ofendido um policial com xingamentos e o agredido fisicamente. No comunicado, a PMERJ afirma ainda que “o comandante da UPP Vidigal, capitão Fabio Pereira, abriu procedimento ‘apuratório’ para verificar se houve abuso na conduta do policial”.

Natural de São Paulo, Mariana vive desde março de 2011 no Vidigal e já teve passagem pelo jornal O Dia e para o site da revista Contigo!. Atualmente, ela é autora do blog Vidiga!, onde publica notícias, imagens e programação sobre a comunidade.