Jornalista assassinado no interior do RJ


09/01/2013


A violência sobre profissionais da imprensa fez mais uma vítima na noite da última terça-feira, 8 de janeiro, em São João da Barra, no Norte Fluminense. O radialista Renato Machado Gonçalves, de 41 anos, foi assassinado com pelo menos quatro tiros quando chegava em sua residência, que fica ao lado da Rádio Barra FM, emissora em que era gerente e fazia reportagens de rua.
 
No momento da execução, ele, a esposa Danúzia e a sobrinha Maria Luiza, de seis anos, voltavam de uma festa. Testemunhas ouvidas pela Barra FM disseram que dois homens em uma motocicleta esperavam o jornalista para atacá-lo.

Segundo amigos da vítima, a Polícia Civil analisa imagens de câmeras de segurança que registraram a movimentação dos criminosos — que não estariam usando capacete ou touca. O corpo do radialista será enterrado nesta quarta-feira 9 de janeiro, às 18 horas, no cemitério São João Batista, no Centro de São João da Barra.

 
O assassinato de Renato Gonçalves acontece onze meses depois da execução de Mario Randolfo Marques Lopes, jornalista que mantinha um blog sobre a cidade de Vassouras e foi assassinado em Barra do Piraí junto com sua companheira. Em ambos os casos, não está descartada a hipótese de motivação política para os crimes. O radialista de São João da Barra chegou a ser agredido na Câmara de Vereadores de São João da Barra no mês de setembro.
 
Testemunhas e familiares de  devem prestar depoimento nesta quarta-feira na 145ª Delegacia de Polícia (São João da Barra).
 
*Fonte: Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro.