Jornalista ameaçado em Aquidauana (MS)


05/11/2012


Crédito: Arquivo PessoalQuatro pessoas, de dentro de um carro, soltaram rojões e bombas contra a casa e a rádio Independente, de propriedade do jornalista e radialista Armando de Amorim Anache. O ataque ocorreu em 7 de outubro, após o resultado das eleições municipais, em Aquidauana (MS). Anache também é dono do portal de notícias Pantanal News.
 
Desde 1990 atuando como jornalista investigativo na fronteira Brasil-Bolívia, o radialista tem denunciado a corrupção na política e o tráfico de drogas. Devido às denúncias, que tiveram destaque nacional e internacional, Anache vem sofrendo agressões e ameaças de morte. “Depois do resultado da eleição, um carro parou em frente à minha casa e as pessoas que estavam nele soltaram rojões e bombas contra a varanda da casa e da rádio”, destacou o jornalista.
 
Segundo Anache, os criminosos seriam ligados ao prefeito reeleito Fauzi Suleiman (PMDB). “Havia quatro pessoas dentro do veiculo, entre elas, a minha vizinha de muro, que é funcionária do gabinete do prefeito, Tania M. Ferrari, e a mãe do prefeito, Zaquia Suleiman.”

DIV> 

Após tentar conter os ataques, o jornalista chamou a polícia, que, segundo ele, ignorou a ocorrência. “Liguei para o 190 e para minha surpresa os policiais informaram que nada poderiam fazer. Eles disseram que não viram e não ouviram nada e, por isto, não poderiam agir. Ponderei que, em um assalto a banco, a Polícia Militar também não vê, mas nem por isso deixam de fazer a busca, a perseguição dos mesmos, que estão em estado de flagrante”.
 
Anache acredita que as ameaças sejam estejam relacionadas às denúncias que sempre fez como jornalista. “Exerço as profissões de jornalista e radialista de forma independente. Não sou relações-públicas de quaisquer autoridades constituídas. Informo os fatos que acontecem. Não sou eu quem produz esses mesmos fatos”.
 
Entre as denúncias, há processos e supostas irregularidades administrativas contra o prefeito reeleito. As candidaturas do prefeito Suleiman e do seu vice, Vanildo Neves (PSDB) foram cassadas pela Justiça Eleitoral. “Fauzi Suleiman foi denunciado dezenas de vezes pelo Ministério Público do Estado do Mato Grosso do Sul e tem dezenas de processos tramitando contra ele na Justiça. Eu só fiz apontar o que documentos oficiais atestam”.
 
Anache procurou o Ministério Público do Estado do Mato Grosso do Sul para solicitar providências legais. “Desejo somente as garantias do Estado Democrático de Direito para exercer o meu ofício em paz. Solicito também apoio de todos os colegas jornalistas”.
 
* com informações de MidiaMax News e Abraji

Primeira Página

Publicidade

Siga a abi

© 2013 ABI - Associação Brasileira de Imprensa – todos os direitos reservados -Rua Araújo Porto Alegre, 71 - Centro, Rio de Janeiro - RJ, Cep: 20030-012