Jornaleiros fazem protesto no centro de SP


23/02/2010


Cerca de 70 jornaleiros fizeram na tarde desta terça-feira, 23 de fevereiro, um protesto contra a determinação do Prefeito Gilberto Kassab de tirar as bancas de jornais e revistas do Centro da cidade. 

Usando carros de som e faixas, uma delas com os dizeres “Banca não é ponto cego. Cego é quem não vê os problemas da cidade”, os jornaleiros promoveram a manifestação em frente à Câmara Municipal de São Paulo, no Centro da cidade. A Polícia Militar foi acionada, mas considerou o protesto pacífico. A Companhia de Engenharia de Tráfego também interditou o trânsito no local.

O protesto dos jornaleiros tem como causa a decisão do Prefeito Gilberto Kassab (DEM), tomada em novembro de 2009, de proibir a instalação bancas de jornais e revistas em esquinas a menos de 50 metros da entrada de prédios do Legislativo, Executivo e Judiciário e perto do meio-fio com a entrada virada para a rua. 

De acordo com a Secretaria de Coordenação de Subprefeituras, a medida é para facilitar o trabalho dos guardas municipais e de policiais, evitando “pontos cegos”. Para justificar a decisão a Prefeitura alega que a iniciativa vai “melhorar as condições de movimentação de pedestres e de portadores de necessidades especiais”.

Desde novembro do ano passado até o momento das 100 bancas que funcionam no Centro da Capital paulista 84 bancas foram notificadas, mas a determinação do Prefeito Kassab poderá atingir outras áreas da cidade. Um dos locais que deverá ser atingido é a Avenida Paulista. De acordo com o Presidente do Sindicato dos Vendedores de Jornais e Revistas de São Paulo, Ricardo do Carmo, seis mil bancas poderão ser afetadas com a decisão do Prefeito.
Assinaturas 

Um movimento do sindicato já reuniu 50 mil assinaturas contra a determinação do Prefeito Gilberto Kassab de retirar as bancas de jornais e revistas do Centro da cidade. O prazo final dado pela Prefeitura para que os proprietários façam o remanejamento foi o mês de fevereiro de 2010. 

Segundo o Sindicato dos Vendedores de Jornais e Revistas de São Paulo, a cidade tem 5 mil 500 bancas, sendo que 500 ficam instaladas no Centro. Entre as suas justificativas para não mudarem de lugar os proprietários alegam que a mudança implica um custo no valor de R$ 2 mil, considerado caro. 

Fonte: Agência Record.