Jornal sofre atentado no México


11/11/2010


A sede do jornal mexicano El Sur foi atacada na noite desta quarta-feira, 10 de novembro, por homens armados que dispararam vários tiros contra as instalações do periódico. De acordo com a polícia ninguém ficou ferido durante o atentado.
 
 
Por meio de um comunicado, a Secretaria de Segurança Pública do estado de Guerrero, onde fica o jornal, informou que “as instalações do El Sur foram agredidas, e apresentam várias marcas de projéteis de armas de fogo na fachada”. As autoridades ainda desconhecem o motivo do ataque.
 
 
Esse é mais um triste episódio da onda de violência provocada pelo narcotráfico contra a imprensa no México, onde 12 repórteres foram assassinados este ano. O país é considerado atualmente o mais perigoso das Américas para o exercício da profissão de jornalista.
 
 
Conforme foi noticiado na versão online do jornal Reforma, no momento do ataque ainda havia funcionários no prédio do El Sur. Segundo a notícia, os criminosos jogaram gasolina em uma parte do imóvel, mas não tiveram tempo de provocar um incêndio.
 
 
* Com informações da Folha de S.Paulo e AFP.