Jornal: maior fonte de informação no Congresso


17/01/2011


O jornal impresso é a principal fonte de informação para os parlamentares brasileiros, de acordo pesquisa feita pelo Instituto FSB Pesquisa, com membros do Congresso que tomam posse em 1º de fevereiro. O estudo ouviu 307 deputados federais e 33 senadores, entre os dias 6 e 17 de dezembro de 2010.
 
De acordo com a pesquisa, 70% dos parlamentares preferem a Folha, 33% O Globo, 17% O Estado de S.Paulo, 14% o Correio Braziliense e 12% o Valor Econômico. Ainda de acordo com o estudo, 62% dos parlamentares usam o jornal como principal meio de informação, 23% utilizam a internet, 9% os telejornais e 3% as rádios.
 
“O jornal ainda é a mídia preferida pelos parlamentares. Ainda é o espaço de maior reflexão. A internet está crescendo, mas para os parlamentares ainda tem um déficit de credibilidade em relação ao jornal”, explica Wladimir Gramacho, Coordenador do pesquisa.
 
A TV não liderou o ranking, porque, de acordo com os entrevistados, a “informação política neste veículo é muito pequena”.
 
No ítem portais e blogs, os preferidos pelos parlamentares são o UOL (32%), G1 (31%), Folha.com (22%), Blog do Noblat (11%) e blog do Josias de Souza (5%).
 
Em relação aos projetos que gostariam de votar em 2011, os mais citados foram reforma política(65%) e reforma tributária(50%). Sobre a criação da Contribuição Social para a Saúde(CSS), 56% dos deputados e 52% dos senadores se manifestaram contra. A maioria (70%) prefere votar projetos que reduzam a carga tributária.
 
*Com informações de O Estado de S. Paulo.