Jornal impresso ainda é principal fonte de informação


05/06/2009


Pesquisa realizada recentemente pela consultoria PricewaterhouseCoopers (PwC), com a Associação Mundial de Jornais (WAN, sigla em inglês), aponta o jornal impresso como a principal fonte de informações para leitores de diversas partes do mundo, apesar da modernização tecnológica em curso, com expansão de novas mídias, como a internet ou o eBook, equipamento eletrônico que permite a leitura de livros e jornais.

Foram ouvidas 4 mil 900 pessoas, entre consumidores, editores e publicitários, em sete países: Canadá, França, Reino Unido, Alemanha, Estados Unidos, Holanda e Suíça. Do total de entrevistados, 69% preferem obter informações pelos jornais impressos, enquanto 29% utilizam a internet.

Aqueles que preferem se informar via on-line, atribuem como principais motivos da escolha a possibilidade de acesso a vídeos e a visão rápida dos conteúdos. Já entre os que optam pelos jornais impressos, a cobertura profunda é apontada como um diferencial.

Lourival Sant’Anna, repórter especial do Estadão, autor do livro “O destino do jornal”, cita outras características do jornal impressos que o faz ser o tipo de meio de informação preferido:
— As pesquisas indicam que a credibilidade é o maior atributo do jornal, frente a todos os outros meios. Não só para os leitores, mas, também, para os anunciantes, que procuram transferir o prestígio dos jornais para suas marcas. A sua periodicidade (24 horas) também é bastante elogiada. O jornal não é quente demais, como o rádio, a TV e a internet, a ponto de ser superficial, nem frio demais, como a revista. Além disso, é apreciado, ainda, por sua portabilidade: pode ser levado de um lugar a outro, sem a preocupação com cabos, conexões, eletricidade, baterias, entre outros aspectos. 

Faixa etária

O estudo realizado pela PricewaterhouseCoopers e pela Associação Mundial de Jornais também foi dividido de acordo com a faixa etária dos entrevistados. Entre aqueles de 16 a 29 anos, 60% preferem os jornais impressos. Essa proporção aumenta para 65% entre leitores de 30 a 49 anos; e para 73% entre os que estão na faixa dos 50 aos 64 anos.

Ainda segundo a pesquisa, esse panorama se reflete em praticamente todos os sete países pesquisados, com exceção dos Estados Unidos, onde 53% apontaram o jornal impresso como principal fonte de notícia, e 43% a internet.

Outro ponto enfocado pela pesquisa aborda o pagamento pelo acesso a conteúdos on-line: 62% aceitam a cobrança, enquanto 100% dos entrevistados concordam em pagar pelo impresso.