El País anuncia criação de editoria de gênero


21/05/2018


A jornalista Pilar Álvarez

Com trajetória de mais de 15 anos, Pilar começou a trabalhar para o jornal em 2007, com foco na cobertura de temas sociais, principalmente de educação. Há um ano é especializada em temas de igualdade.

Na redação do jornal no Brasil, os temas relacionados a feminismo, sexualidade e saúde pública feminina também são pautas recorrentes. Desde a sua inauguração, em 2013, uma série de reportagens foi feita sobre a situação do aborto no País, a desigualdade salarial entre homens e mulheres e a violência constante contra as mulheres. No ano passado, a redação sediada em São Paulo foi a única do Brasil em que as mulheres cruzaram os braços no dia 8 de março para reivindicar mais direitos e igualdade.

Em novembro do ano passado, a jornalista Jessica Bennett foi anunciada pelo New York Times como editora de gênero. Na ocasião, o jornal noticiava várias informações envolvendo escândalos de assédio sexual na indústria cinematográfica. O próprio NYT se envolveu em um caso de assédio ao ter que suspender Gleen Thrush, setorista da Casa Branca, acusado de conduta sexual inadequada por diversas colegas.