Jornal do Comércio (RS) comemora 80 anos


Por Igor Waltz

24/05/2013


Publicação gaúcha lançou encarte especial comemorativo dos 80 anos. (Crédito: Reprodução).

Publicação gaúcha lançou encarte especial comemorativo dos 80 anos. (Crédito: Reprodução).

A edição do Jornal do Comércio, do Rio Grande do Sul, que circula nesta sexta-feira, 24 de maio, traz na capa a chamada para o encarte do caderno especial que comemora os 80 anos da publicação de economia e negócios dos gaúchos. Além de mostrar a evolução do jornal fundado em 1933, o suplemento, de 128 páginas, faz um raio-x da produção no Estado, em homenagem ao Dia da Indústria.

Excepcionalmente, o editor-chefe, Pedro Maciel, ocupando a função do editorialista Roberto Brenol de Andrade, assina o texto “Compromisso renovado com o futuro”. Maciel escreve sobre as mudanças gráficas introduzidas em 30 de abril, inclusive com mudança no logotipo, e as ações comemorativas em andamento, como a exposição que retrata os 80 anos da publicação, na Assembleia Legislativa.

“O balanço destes primeiros 80 anos, embora nos envaideça, representa, para a direção do JC e seus colaboradores, um marco dos grandes desafios que nos aguardam no futuro. O caminho traçado é de crescimento com qualidade, de mais responsabilidade e de maior compromisso com os destinos do Rio Grande do Sul. Para isso, dependemos não só do nosso próprio esforço profissional, mas também da confiança de nossos leitores, que felizmente são extremamente exigentes e críticos. Para atendê-los, buscaremos, mais do que nunca, avançar no aprofundamento das informações para atender às necessidades de uma visão global da economia e dos negócios do Estado, do País e do mundo. Claro que também não esqueceremos do interesse dos leitores pela política, pela cultura, pelo esporte e por outros assuntos que fazem parte da vida em sociedade. Dessa forma, nesta data tão importante para o JC, renovamos nossos votos de compromisso com os leitores e esperamos contar com sua parceria nos próximos 80 ou 100 anos”, diz o editor-chefe.

As páginas 22 e 23 da edição são ocupadas por infográficos que explicam as mudanças implantadas recentemente. Os leitores também são informados sobre inovações no site do JC, além da criação do Portal de Relacionamento. À página 122 do caderno especial, matéria com o presidente da empresa, Mércio Tumelero, diz que ele trabalha para a evolução permanente do jornal fundado por Jenor Cardoso Jarros e Zaida Jayme Jarros.

A edição de hoje será uma das atrações entre os participantes da reunião almoço em que o JC entregará o troféu Destaques 2012, na Fiergs, onde também há uma exposição sobre as oito décadas de funcionamento ininterrupto do Jornal do Comércio.

Na última quinta-feira, 23 de maio, no Senado, os senadores gaúchos Paulo Paim, Ana Amélia Lemos e Pedro Simon homenagearam o Jornal do Comércio. Na próxima terça-feira, a exemplo do que já houve na Assembleia, a Câmara de Vereadores de Porto Alegre prestará sua homenagem.