Jornal da ABI: Vivendo para contar


02/03/2009


Pertencentes a gerações diferentes, formados em ambientes igualmente distintos, com hábitos culturais gestados em meios sem a mesma identidade, os protagonistas das reportagens e entrevistas desta Edição Especial do Jornal da ABI têm como traço comum aquilo que inspirou o escritor colombiano Gabriel García Márquez ao escolher o título de suas memórias: eles vivem para contar, para relatar o que vêem em sua peregrinação profissional. 

Para pontificar nessa arte e nessa técnica que é o jornalismo, eles enfrentam não poucas privações, que variam da necessidade de adaptação a hábitos estranhos à sua formação, em países de civilização diferente, ao risco de perseguições, ameaças e violências, entre as quais a de banimento do lugar em que trabalham e vivem. 

Não são poucas as vicissitudes nem raras as hostilidades com que se deparam. Em muitos momentos há que se ter coragem; noutros, sangue frio, domínio das emoções, para que o relato não seja toldado pelo sentimento, ainda que em muitas descrições este seja mais do que necessário: obrigatório. 

A fascinante aventura profissional desses mestres do jornalismo é o creme do creme desta edição, engalanada por uma preciosidade histórica: a célebre entrevista de José Américo de Almeida ao jornalista Carlos Lacerda, que rebentou a censura do Estado Novo e precipitou sua derrocada, em 1945, prova de que jornalismo não é só contar, mas também e sobretudo provocar mudanças.