Jornal “Correio do Povo” investe em nova ferramenta


Por Claudia Sanches

05/05/2016


fotoO jornal “Correio do Povo”, do Rio Grande do Sul, apresentou uma novidade na publicação. A realidade aumentada, que passou a integrar as edições impressas do diário a partir desta sexta-feira, 29, proporcionando uma experiência inovadora para o leitor.

De acordo com o representante da empresa que desenvolveu a tecnologia Denilson Saltoris, o CP Mobil tem a proposta de organizar o processo de difusão de informações entre o jornal impresso e o meio online. “É uma maneira de unir e aumentar a velocidade em acessar uma notícia que está impressa com informações adicionais no digital”, explicou.

O diretor de Redação Telmo Flor falou que a ideia visa a incentivar o leitor a não abandonar o hábito de ler o jornal impresso, trocando-o pelo conteúdo virtual. “Queremos que o público permaneça lendo nossa publicação física, mantendo o costume da leitura no papel”, disse, e acrescentou que acredita que o meio impresso ainda tem uma vida longa. “Felizmente, nosso mercado tem sido alimentado pelo consumo de informação, que é feito por meio do jornal impresso”, defendeu.

Publicidade e reportagens passarão a ter conteúdos complementares que poderão ser acessados por meio da ferramenta Wikitude. “Ela estará hospedando o aplicativo CP Mobil do “Correio do Povo”, por meio do qual o leitor poderá acessar, com smartphone, informações que irão complementar a notícia ou a publicidade.

Para ter acesso ao conteúdo do jornal, o leitor precisará baixar o aplicativo ‘Wikitude’ gratuitamente no Google Play ou na Apple Store. Após, procurar por Correio do Povo no app e marcar como favorito. Depois de realizar o processo, basta o leitor aproximar o celular ou tablet da publicação que tiver o símbolo de realidade aumentada e ter acesso aos conteúdos exclusivos.

 

Com o aplicativo de realidade aumentada, o diário do Grupo Record pretende oferecer informações complementares às matérias publicadas no jornal físico, como áudios, vídeos, fotos, infográficos e documentos, além de possibilitar a opção de materiais em 3D.

O diário pretende, com a novidade, acabar com as desvantagens que o jornal impresso tem em relação às outras plataformas, oferecendo conteúdos constantemente atualizados e ilimitados.

 

Fonte: Jornalistas & Cia