Jornais interrompem suas atividades em Minas


15/01/2016


paralisação-estado-de-minas-foto-gil-sotero-500x330

Profissionais paralisam suas atividades (Foto: Gil Sotero)

Segundo o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Minas Gerais, os funcionários do Estado de Minas e dos Diários Associados interrompem suas atividades na última quinta-feira (14/1), pela segunda vez, por conta do atraso do pagamento do 13º salário e descumprimento de outros direitos trabalhistas pela empresa.

Entidades representantes dos Diários Associados e dos quatro sindicatos de trabalhadores – jornalistas, radialistas, empregados na administração e gráficos, devem realizar uma nova reunião na próxima terça-feira (19/1).

Na TV Alterosa, que também pertence ao grupo, os empregados decidiram promover interrupções diárias de duas horas nos dois turnos de trabalho. Uma nova paralisação ocorrerá na segunda (18/1) e terça-feira (19/1).

Nesta sexta (15/1), todos trabalharão normalmente na emissora e no jornal. Os funcionários devem realizar novas assembleias na próxima quarta-feira (20/1).

De acordo com o Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais, devido à paralisação da última quinta-feira (14/1), o jornal circulou com um número menor de páginas, matérias frias e de agências de notícias.

O presidente do sindicato Kerison Lopes afirmou que a negociação com os Diários Associados não apresentou resultados. “A empresa mente e não cumpre o que promete. Ela só entende quando paramos o trabalho”, disse, ao reiterar que foi após as paralisações que a empresa pagou 25% do 13º.

Kerison Lopes ainda lembrou que os Diários Associados “são ricos e donos de grande patrimônio”. Não falta à empresa dinheiro para cumprir suas obrigações trabalhistas, mas que ela prefere distribuir os lucros entre os condôminos. “Isso é roubo. É o dinheiro dos trabalhadores que está sendo desviado”, disse, numa referência aos recolhimentos do FGTS e da Previdência, que não estão sendo feitos, além de outros benefícios.