Justiça condena jogador pela morte de repórter


31/05/2016


Javid Huseynov. Foto: AFP

Javid Huseynov. Foto: AFP

Javid Huseynov, ex-atacante da seleção do Azerbaijão e capitão do FK Qabala, foi condenado nesta terça-feira (31) a quatro anos de prisão por cumplicidade na morte do jornalista Rasim Aliyev, que o criticou no Facebook após uma partida da Liga Europa, em agosto de 2015.

De acordo com o advogado de defesa, o jogador foi considerado culpado por manter sigilo a respeito das circunstâncias do assassinato do jornalista.

Rasim Aliyev, 30, havia criticado o comportamento do jogador que entrou em campo contra o Apollon com uma bandeira da Turquia, país que ocupa militarmente um terço do território do país do adversário, o Chipre.

O repórter afirmou que um jogador tão mal educado não podia representar o Azerbaijão nos gramados da Europa. Na mesma data, Huseynov exigiu que Aliyev fizesse uma retratação, o que não ocorreu.

Após o comentário no Facebook, um homem telefonou para o jornalista e se apresentou como primo do jogador. Ele ofendeu o jornalista, mas depois o convidou para um encontro.

“Fui sozinho. Eram cinco ou seis homens, que avançaram imediatamente para me agredir”, afirmou o jornalista no hospital à agência de notícias Turan. Ele faleceu pouco depois por conta de uma hemorragia interna causado por vários ferimentos.

Em abril, cinco homens, ligados a Huseynov, foram condenados a penas de até 13 anos de prisão.