30 de setembro de 2022


Jogada de mestres no encontro entre João do Rio e Lima Barreto


25/10/2021


Nesta terça-feira, 26, às 16h, dois escritores contemporâneos com olhares diferentes, mas não menos atraentes, vão fazer rolar o melhor da crônica literária desportista da cidade do Rio de Janeiro do início do século XX. Na então chamada Belle Epoque carioca, João do Rio e Lima Barreto entraram em campo para falar do futebol, que o primeiro registrou como a nova e apaixonada prática dos ‘modernos’ e não escapou da pena irônica de Lima Barreto, ao considerar o jogo do pontapé na bola um passatempo divertido, mas sobretudo interessante porque acaba sempre em confusão. Vale a pena assistir a essa partida que terá a participação do jornalista João Batista de Abreu Jr e arbitragem do professor e escritor Ivan Cavalcanti Proença, que também bate um bolão.

No próximo encontro, dia 9 de novembro, às 16h, será exibida a segunda e última parte sobre o multifacetado produtor de cultura Bastos Tigre, que dá nome ao Seminários.

Siga a abi

© 2013 ABI - Associação Brasileira de Imprensa – todos os direitos reservados -Rua Araújo Porto Alegre, 71 - Centro, Rio de Janeiro - RJ, Cep: 20030-012