JB: Jornal não está circulando em Nova Iguaçu


07/05/2009


O que houve com o Jornal do Brasil? Essa é uma pergunta que nas duas últimas semanas vem sendo feita com mais freqüência pelos moradores de Nova Iguaçu (RJ), que reclamam que não encontram o periódico à venda nas bancas do município da Baixada Fluminense. A informação foi publicada no jornal Correio da Lavoura, na edição que circulou esta semana.

Na reportagem do Correio, quem chama a atenção para o sumiço do JB da Baixada é o jornaleiro Ary Marques, que trabalha em uma banca localizada ao lado da Igreja de São Jorge. Segundo Ary, a distribuição do jornal foi interrompida sem a devida explicação e ele ficou sem saber o que falar para os seis leitores que diariamente vão à banca na esperança de encontrar o JB.

Marcos Andrade, dono da banca de jornal Hélio Andrade, disse à reportagem do Correio que recebeu uma carta do jornal informando que, por motivos de “custo operacional elevado”, o JB estaria deixando de circular em Nova Iguaçu.

A banca de Marcos Andrade existe há 40 anos e é considerada uma das mais tradicionais do município. O jornaleiro reclama que está tendo prejuízo porque perdeu a venda de 25 exemplares do JB por dia.

Procurados pelo ABI Online os responsáveis pelas áreas de distribuição e atendimento ao leitor do JB não foram encontrados. Segundo a redação do jornal o gerente de distribuição, José Novaes, está viajando. Já o gerente de Mercado Leitor, Leonardo Leal, se encontra no Rio, mas não retornou a ligação.