JB e jornal da Rússia firmam acordo


03/12/2008


 Maurício Azêdo e Eugene V. Abov

O Jornal do Brasil e a Rossiyskaya Gazeta de Moscou firmaram acordo de edição de matérias de um veículo no outro, como forma de aumentar a massa de informações oferecidas aos leitores dos dois jornais e estreitar as relações de amizade entre os povos do Brasil e da Rússia. As diretorias de ambos os jornais acreditam que em março poderá ser feita a publicação em cada um de um caderno especial de oito páginas, com matérias traduzidas e editadas na língua local.

A conclusão do acordo foi comunicada à ABI pelo Diretor-Geral Internacional da Rossiyskaia Gazeta, jornalista Eugene V. Abov, que visitou a Casa em companhia do Editor-Executivo e do Diretor-Geral de Negócios do JB, José Aparecido Miguel e Hélio Rubens Nobre, do Gerente Comercial de Projetos Editoriais, Lincoln de Mello Martins, e do Diretor de Projetos, Janir de Hollanda Ferreira, os quais participam da implantação do projeto.

Mantida pelo Governo da Federação Russa e responsável pela publicação dos atos oficiais do país, tal como fazem no Brasil os Diários Oficiais, a Rossiyskaya Gazeta promove também a cobertura de assuntos e eventos de interesse geral. De periodicidade diária, o jornal tem uma circulação em bancas de 260 mil exemplares, aos quais se somam 400 mil exemplares de assinaturas e 2,2 milhões destinados a aposentados, que recebem o jornal gratuitamente. Aos domingos o jornal eleva a circulação em bancas para 3 milhões de exemplares com edição mais trabalhada e maior número de páginas: são 64, que a transformam numa espécie de revista. 

Extensão

Uma das dificuldades que a Gazeta enfrenta para a ampliação da sua circulação é a extensão da Rússia, o país de maior superfície do mundo. Para chegar ao máximo possível de regiões, o jornal é impresso em nada menos de 31 diferentes cidades. Até recentemente, eram 26 as unidades de impressão da publicação.

Eugene V. Abov, que manteve diálogo com o Presidente da ABI, Maurício Azêdo, tendo como intérprete um jornalista russo que vive há mais de 30 anos no Brasil, informou que a Gazeta mantém acordos com outras publicações para intercâmbio de reprodução de matérias como esse que acaba de ser concluído com o JB. Ele doou à Biblioteca da ABI exemplar de duas edições do gênero, uma feita com The Daily Telegraph, de Londres, e outra com The Economic Times, da India, a qual circula em Nova Déli, Bangalore e Mumbai, principais cidades indianas.

Abov expressou sua esperança de que esse intercâmbio com o JB permita que os russos aumentem seu nível de informações sobre o Brasil, que é pouco conhecido em seu país; o que se sabe a respeito é restrito ao futebol, mas mesmo neste campo em nível pouco satisfatório. Essa deficiência de informações, diz ele, se estende a todos os países da América Latina.