Japão: mídia explica desastres para as crianças


01/04/2011


O tsunami e o desastre nuclear que abalaram o Japão estão ocupando também um grande espaço na mídia dedicada ao público infantil. Além de sites, programas de rádio e TV, jornais como Asahi Shougakusei e Mainichi Shougakusei também adotaram essa iniciativa.
 
 
A grande preocupação dos jornais é como explicar os efeitos da crise nuclear sem assustar aos leitores mirins. Uma das saídas foi adotar a utilização de muitas imagens. Os textos estão sendo produzidos em linguagem didática, para melhor ensinar o significado de palavras de difícil compreensão para o público do noticiário infantil.
 
 
Hiroshi Oki, editor-chefe do Asahi Shougakusei, que roda há 44 anos, disse que o jornal não deixou de noticiar os danos causados pelo terremoto e pelo tsunami, mas que no caso da contaminação nuclear está sendo explicado que são se sabe ainda quais serão os danos reais.
 
Já a jornalista Maki Nakajima, do Mainichi Shougakusei, que circula desde 1936, destacou a importância do lado sensitivo das crianças, e o cuidado para não deixá-las inseguras em situações como estas.
 
 
Maki explica como o veículo aborda assuntos delicados como as recentes catástrofes naturais que abalaram o país:
— Falamos da ajuda de pessoas de outros países, evitamos colocar imagens muito chocantes e publicamos fotos de crianças sorrindo nos abrigos.
 
Com a mesma preocupação, o Asahi tem publicado dicas de especialistas para os pais sobre como lidar com crianças muito estressadas, ou com medo, diante dos acontecimentos recentes.
 
 
Formação   
 
 
No Japão existem diversos sites, programas de TV e jornais com dedicação exclusiva às crianças, e o sucesso é grande. A tiragem diária do Asahi Shougakusei/I> é de 120 mil exemplares, e o Mainichi Shougakusei alcança 100 mil.
 
 
As versões infantis dos jornais são semelhantes às edições para pessoas adultas, com as principais notícias do dia. A diferença está na linguagem mais fácil e direta, além de muitas ilustrações, fotos e infográficos.
 
 
O Mainichi Shougakusei conta ainda com a ajuda de uma equipe de professores para tirar dúvidas. Para facilitar a leitura, os dois veículos utilizam também um alfabeto simplificado, ao lado dos caracteres japoneses.
 
 
* As informações são da BBC Brasil.