Japão apresenta primeiro robô âncora de telejornal


01/02/2018


A primeira apresentadora robô

O que parece roteiro de um filme de ficção científica está prestes a se tornar realidade. Pela primeira vez na história, um robô será a primeira máquina a ocupar o posto de âncora em um telejornal. A novidade, anunciada pelo jornal britânico Daily Mail, irá ao ar a partir de abril em um canal de notícias do Japão.

Érica, como foi batizada a androide, ocupará o lugar de um dos apresentadores do programa e terá como função ler as notícias e interagir com seu colega de bancada. A humanoide está sendo desenvolvida desde 2014.
De acordo com seu criador, o cientista e diretor do Laboratório de Robótica Inteligente da Universidade de Osaka, Hiroshi Ishiguro, o robô tem um dos mais avançados sistemas de fala artificial do mundo, é caloroso e atencioso, e pode ter uma consciência independente em breve. O inventor ainda garante que de tão realista sua criação poderia ter uma alma.

A notícia está gerando admiração e um certo espanto ao redor do mundo. Em uma entrevista concedida ao jornal inglês The Guardian, Érica declarou: “Não acho que os robôs vão dominar o mundo como mostram os filmes de ficção”.