Jango, Muhammad Ali, Donato e Glauber aqui


29/01/2021


A exibição do filme JANGO no Cineclube Macunaíma, terça, 2,  seguido de  debate com a neta Bárbara e a filha Denize do presidente deposto, em 1964, e sobre o livro Crônicas Corais de Muhammad Ali, na segunda, 1, no ABI Esporte são os destaques da semana. Não perca o show gratuito de Alceu Valença nesta sexta-feira , 29, e nem de João Donato no domingo, 31.  O povo e as armas, de Glauber Rocha e outros, mostra o movimento da Revolução dos Cravos. O influenciador digital Felipe Neto (41 milhões de seguidores no YouTube) fez sucesso ao afirmar que obrigar adolescentes a lerem Machado de Assis e Aluizio de Azevedo é um desserviço das escolas para a literatura”. Pede que misturem com os modernistas para não ficar um “saco”. A coluna dá dicas de livrosclássicos dos dois escritores brasileiros. Já uma nova biografia da cantora Nara Leão tem tudo para ser best-seller, e enfatiza que a musa da Bossa Nova despejou nas entrevistas sua indignação com os militares na ditadura brasileira. Não perca o show gratuito de  Alceu Valença nesta sexta , 29,  e nem de João Donato no domingo, 31. Nas séries, insisto em Por que as mulheres matam, com Lucy Liu (uma das Panteras), na Globoplay e na francesa Dix pour cent com artistas famosos em pontas como Juliette Binoche, Jean Reno e Charlotte Gainsbourg (filha de Jane Birkin e Serge Gainsbourg). Os talk shows estão nas plataformas, as músicas no streaming, festival de acrobacias no Youtube, filmes e mostras em diversos canais, show, lives e a programação semanal da ABI. E aqui ainda tem lazer.Divirtam-se.

LAZER

Ainda não dá para sair por aí viajando porque o Covid e o dólar alto impedem, mas a Impulse Travel, agência de turismo que trabalha com organizações comunitárias oferece a versão virtual de seu passeio Sons da Colômbia , condensando a viagem de oito dias em uma experiência de uma hora, que pode ser adquirida no esquema sob demanda. E para passear pela linda Cartagena, basta ler os livros de García Márquez como O amor nos tempos do cólera.

TALK SHOW ou bate-papo

Conversa com Bial – É difícil ficar acordado até altas horas para ver o programa, mas as entrevistas estão na Globoplay. Há algumas ótimas internacionais como a do escritor americano  Dan Brown e a do ex-presidente americano Barack Obama que falou sobre a “saliva e a pólvora” de Bolsonaro.

My next guest needs no introduction (meus próximos convidados não precisam de apresentação) de David Letterman. Boa dica é a do ator levadinho Robert Downey Jr que dividiu atenção entre Letterman e sua mulher, Susan Downey.Netflix.

The conversation (a conversa) – com a atriz, cantora, empresária, ativista, repórter e apresentadora Oprah Winfrey na AppleTv. Na temporada de 2020, ela dedicou episódios ao racismo, como na entrevista com o jogador  de futebol americano Emmanuel Acho, o cantor Stevie Wonder e o professor e ativista Ibram Xolani Kendi.

The Ellen Show (o show de Ellen) – a apresentadora segue com seu programa de entrevista apesar das acusações de assédio moral nos bastidores. Alguns dos melhores episódios podem ser vistos pelo canal oficial do programa no YouTube.

Programa do Jô – no Globoplay

ENTREVISTAS

19h30 – 2ª feira,1/2-  ABI ESPORTE – A literatura e o cinema,  através da biografia do boxeador Muhammad Ali, do livro Crônicas Corais e do Festival de Cinema do Futebol  são os destaques do  programa ABI Esporte, nesta segunda-feira, dia 1, às 19h30, com transmissão pelo canal do Youtube da Associação Brasileira de Imprensa. O jornalista Marcos Gomes apresenta o programa, que tem como convidada a jornalista Sandra Chaves, recém empossada  no Conselho Deliberativo da ABI. 

19h30 – 5ª feira,4/2 – ENCONTROS DA ABI COM A CULTURA – o programa quinzenal de entrevistas virtuais recebe hoje a jornalista e cineasta Emília Silveira que dirigiu o documentário Callado sobre Antonio Callado, jornalista e escritor de Quarup e Bar Don Juan, entre outros livros. Na entrevista estará também a jornalista e conselheira da ABI, Ana Arruda, viúva de Callado. A apresentação será da jornalista Vera Perfeito, diretora de Cultura e Lazer, e as entrevistadoras serão as jornalistas Regina Zappa e Norma Couri, conselheiras da ABI, e Zezé Sack, da Comissão de Cultura e Lazer da associação.

SÉRIES 

UNIVERSAL TV

Law&Order: estrelado por Mariska Hargitay (só para os mais antigos: filha de Jayne Mansfield, a Miss Busto, e do Mr. Universe, Mike Hargitay, um casal e tanto) o primeiro episódio da 22ª temporada de Law & order: SVU está no Universal TV.

NETFLIX

Cobra Kai: com três temporadas, agora já com Elisabeth Shue (aos 57 anos) em dois episódios da terceira temporada da série, uma continuação de Karatê Kid onde interpretou Ali Mills, paixão de Daniel LaRusso (Ralph Macchio) e Johnny Laurence (William Zabka) na trama do  clássico filme de 1984. Como Alli Mills, Elizabeth tem importante atuação na reconciliação de Daniel e Johnny que ainda brigam por ela, após 35 anos.

Dix por cent: desde ontem que uma das séries francesas mais populares estreou no canal e chega a sua quarta e última temporada. A agência de talentos ASK continua vivendo os desafios de manter sua clientela estrelada satisfeita. Os clientes são Charlotte Gainsbourg (filha de Serge Gainsbourg e Jane Birkin), Sigourney Weaver e Jean Reno, entre outros, que aparecem na despedida da série.

Reckoning: Acerto de Contas – série australiana de suspense. Mostra que as pessoas diferentes têm algo em comum também. A história acompanha dois homens que são exatamente assim. Eles pouco se cruzam, mas parece que o caminho dos dois são idênticos.

Globoplay

Os últimos dias de Gilda – desde quarta-feira e até terça-feira (2/2) está à disposição no canal, sendo a primeira série nacional selecionada para participar da Berlinale Series, mostra do Festival de Berlim. É uma produção original do Canal Brasil e que estreou em novembro com quatro episódios de 25 minutos.  Protagonizada por Karine Teles e Júlia Stockler, sua criação e direção é de Gustavo  Pizzi (“Benzinho” e “Riscado”). A protagonista (Karine) é uma mulher livre e acaba por incomodar outros moradores do lugar onde vive, principalmente uma vizinha que é casada com um pastor com aspirações eleitorais. É uma história sobre política, liberdade e aceitação mútua. Hoje, O Canal Brasil fará uma maratona com os quatro episódios, às 23h15.

Por que as mulheres matam  um dos melhores lançamentos da plataforma. A ex-pantera Lucy Liu faz rir com sua personagem. Em uma mesma casa, três mulheres que a habitaram em épocas diferentes mostram as garras femininas quando são traídas em 10 episódios.

A cor do poder: em quatro episódios está no canal. O par romântico se conhece desde criança quando a mãe de Callum era babá de Sephy. Passam um longo período afastados  e se cruzam já adultos numa festa na casa dela onde ele é garçom. O noivo dela enxerga o perigo e o hostiliza. Mas Callum (branco) e Sephy (preta) logo se apaixonam. O ambiente onde a trama se desenrola é de História alternativa que imagina a Europa colonizada há 700 anos por um Império de nome Apricano e se passa em Albion, onde seria a Inglaterra hoje. Ali vive uma sociedade racializada em favor da elite negra e as classes sociais têm nomes . Os abastados são Elite e os desvalidos os Zeros ou blankers (lixo branco). Os choques entre a violenta polícia e os últimos são constantes.

Transplant: as provações de um médico sírio no Ocidente. Com a Síria devastada pela guerra, o médico Bash  vai para o Canadá e consegue emprego num restaurante. Depois de um caminhão invadir o espaço e Bash operar um cliente ali mesmo ele consegue emprego em um hospital de Toronto. A série mostra a dificuldade de exercer uma profissão como imigrante não é fácil.

PrimeVideo e Amazon– The boys (Os rapazes): em uma segunda temporada mais intensa, Butcher, Hughie e a equipe se recuperam de suas perdas da primeira temporada. Fugindo da lei, eles sofrem para lutar contra os Super-heróis. Enquanto Vought, a empresa que gerencia os heróis, entra em pânico com a ameaça dos Supervilões, e uma nova heroína, Stormfront, agita a empresa e desafia um Homelander já instável. Com Karl Urban, Jack Quaid e Antony Starr.

HBO – Vergonha: a produção espanhola está em sua segunda temporada e mostra os esforços de Jesus e Nuria para construir uma família modelo, lidando com um filho adotivo e uma gravidez, o casal ainda vai conhecer outros pais da escola e tentar reafirmar sua perfeição.

Disney + – Agora Muppets: para ver com filhos e netos. Os Muppets se preparam para uma série de streaming, com a participação de diversas celebridades, como Seth Rogen e Ru Paul. Quem precisa preparar tudo é Scooter, que estáa um pouco enrolado com os pormenores da produção e precisa mostrar para os colegas o resultado do programa rapidamente.

NOW – Série A3: Karina Barum vive uma temida matriarca na série. São sete episódios.

FILMES

VIRTUAL

As armas e o povo – o registro mais fidedigno da Revolução dos Cravos há 46 anos. Em 25 de abril de 1974, Glauber Rocha estava em Lisboa quando eclodiu o movimento em que as Forças Armadas depuseram o governo salazarista.. No dia seguite, Glauber juntou aos trabalhadores do Sindicato de trabalhadores de cinema e foi às ruas empunhando câmeras para documentar a agitação. A Cinemateca Portuguesa disponibilizou em seu sitre uma cópia restaurada do filme. E eis o link: https://www.youtube.com/watch?v=BMDWo-5abbE  

Mostra Cinema Político Argentino – com o o bjetivo de trabalhar a história política da Argentina na segunda metade do século 20, organizada pelo Grupo de Pesquisa e Extensão de Cinema e Memória na América Latina da UFF. Os títulos ficam disponíveis, diariamente, a partir das 20hs e até 19 hs do dia seguinte. Até domingo e as inscrições: http://bit.ly/2LXoifC .

Hoje –  Botín de Guerra, de David Blaustein (Arg/Esp -2000, 118 min, legendas em inglês)trailer: https://bit.ly/3svTiEi . É um documentário sobre as avós da Plaza de Mayo que tem como finalidade localizar e restituir todas as crianças sequestradas ou desaparecidas pela ditadura civil-militar argentina ( 1976-1983).

Sábado – La Guardería, de Virginia Croatto (Arg, 2015, 71 min, sem leg), trailer: //https://bit.ly/35 P910T. O filmes focaliza uma grande casa branca em Havana que por muitos anos, foi o lar de crianças entre seis a dez anos, filhos de militantes de organização guerrilheira argentina Montoneros, ali deixados pelos pais para protege-los, enquanto lutavam contra a ditadura no país.

Domingo – Memorias del Saqueo, de Fernando Solanas Arg/Fr/Suiça, 2004, 120 m, leg em português), trailer: https://bit.ly/3oS9uOa, foi vencedor do prêmio de público para documentário internacional da Mostra de Cinema de São Paulo e mostra a saída do presidente argentino FFernando de la Rúa e o filme analisa os mecanismos que levaram a Argentina a mergulhar numa crise sem precedentes na sua história.

 

11ª edição do My French Film Festival – até 15 de fevereiro as plataformas de streaming Belas Artes à la carte, Supo Mungam Plus e SP Cine Play disponibilizam gratuitamente as 29 produções do festival, entre longas e curtas da França. No catálogo, documentários, dramas, drama, comédias, aventuras, filmes de mistério, infantis e enredos adolescentes divididos em mostras. Alguns dos filmes: Camille – Nina Meurisse foi indicada ao prêmio Cesar (o Oscar francês) de atriz revelação do longa de 2019, dirigido por Boris Lojkine. Uma fotojornalista vai à República Centro-Africana cobrir uma iminente guerra civil e se apaixona pelo país. Está na Mostra “,true heroines” sobre mulheres impressionantes. Na mostra “Crazy Loving Families”, sobre situação familiares fica  Enorme que a história de uma casal na faixa dos 40 sobre ter ou não filhos

HOJE – 20 hs – abertura da MOSTRA DE CINEMA DE TIRADENTES on line – a 24ª edição do evento exibe de hoje a 30/1, 114 filmes de produção nacional em programação on-line gratuita (o acesso é feito por meio do site mostratiradentes.com.br). Há longas inéditos. A mostra que abre o calendário de festivais audiovisuais no país, também inclui debates, oficinas e rodas de conversa.

3ª feira, 2

18 hs Filme e debate no Cineclube Macunaíma da ABI exibição do filme JANGO – documentário de Sílvio Tendler sobre o ex-presidente Jango Goulart com 1h55 de duração e estará disponível no canal da Associação Brasileira de Imprensa do YouTube, a partir das 12 hs. Às 20 hs, haverá debate sobre o longa com o diretor e cineasta Sílvio Tendler; o jornalista e diretor da ABI, Antero Cunha; a historiadora Bárbara Goulart, neta de Jango e filha de Denize Goulart, a produtora do filme; e o professor e historiador Daniel Aarão Reis. Depois da exibição, o filme ficará liberado no canal até a terça-feira seguinte.

FILMES DE GRUPOS PARA RELAXAR

Google Play – Ou tudo ou nada : de Peter CattaneoGanhou o Oscar de melhor trilha sonora de 1998 e indicações de melhor filme, diretor e roteiro original. Mostra um grupo de desempregados afetados por uma crise econômica que paira sobre a cidade de Sheffield. Liderados por Gaz (Robert Carlyle), eles buscam renda montando um show de strippers em que eles são as estrelas.

Telecineplay – Do jeito que elas querem: Diane Keaton, Jane Fonda, Candice Bergen e Mary Steenburgen estão impagáveis nesse filme de estreia do diretor  Bill Holderman. Um grupo de senhoras que apimentam a vida já mnótona lendo o best-seller erótico Cinquenta tons de cinza em seu clube de livro mensal.

Netflix – Um banho de vida: um grupo de homens de meia-idade encontra no nado sincronizado uma injeção de ânimo para seguir em frente. Esse é o mote do filme francês de Gilles Lellouche, comédia em tons dramáticos sobre as desventuras de quarentões amargurados. Na piscina de um clube, Bertrand (Mathieu Amalric) vê o caminho para tratar da depressão e conhece outras figuras em crise.

Prime Video – E se vivêssemos todos juntos: amigos idosos que decidem viver juntosse tornou tendência em alguns países da Europa. O lo0nga francês de Stéphane Robelin conta a história de Annie (Geraldine Chaplin), Jean (Guy Bedos), Albert (Pierre Richard), Claude (Claude Rich) e Jeanne (Jane Fonda), que lidam com problemas de velhice e decidem dividir o teto. É muito bom.

Para quem gosta dos Beatles: No NOW.

Yesterday –

 Across the universe (através do universo)-

MÚSICA

Casa do Choro  e Bossa Criativa (Funarte)– lançam série de videoaulas e oficinas on-line que destrincham a história do choro com apresentações de grandes nomes como Maurício Carrilho. Ao todo, 50 vídeos serão disponibilizados gratuitamente no site www.bossacriativa.art.br e no YouTube (/ArteDeTodaGente) ao longo do primeiro semestre deste ano, além de uma agenda quatro shows on-line que irão ao ar em fevereiro. Os mini-shows com 13 minutos ficarão por conta do conjunto Água de Moringa e do Trio Julio, com duas apresentações de cada. Além dos shows haverá outros trÇes módulos de vídeos: Princípios do choro (análises sobre o gêneros nas últimas décadas do século XIX e do início do século XX; “8 com Maurício Carrilho” apresenta aulas com o violonistas que acompanhou Aracy de Almeida, Nara Leão e Elizeth Cardoso. Em outro ódulo analisam a “Furiosa Portátil” com a Escola Portátil de Música.

PRESENCIAL

QUARTA-FEIRA,3

Mostra de Portugal para o mundo – começa hoje no Centro Cultural Banco do Brasil com 28 filmes (CCBB), exibindo Vitalina Varela, de Pedro Costa, candidato à indicação do Oscar de filme internacional.

DANÇA

20 hs – Festival de Dança Acrobática – até 10 de março com coreografias inéditas disponibilizadas para o público por acesso gratuito por meio do Zoom ( o link é disponibilizado ao público no Instagram, no perfil @interacoesacrobaticas). São 12 profissionais cariocas, baianos e paulistas que, dentro de suas próprias casas, mostram movimentos de hip hop, capoeira, voguing e o parkour. O festival oferecerá 12 oficinas gratuitas de dança acrobática.

LIVROS

Felipe Neto falou tá falado – não, não é nome de livro, mas o influenciador digital Felipe Neto lançou sua tese literária: “Forçar adolescentes a lerem romantismo e realismo brasileiro é um desserviço das escolas para a literatura. Álvares de Azevedo e Machado de Assis NÃO SÃO PARA ADOLESCENTES! E forçar isso gera jovens que acham literatura um saco”. Houve críticas a Felipe (12,8 milhões de seguidores no Twitter, 41 milhões de inscritos no You Tube). Ele apenas propõe, mudanças no sistema de ensino. Enquanto isso, os mais coroas podem pensar em reler os dois mestres já que nossa adolescência está longe. E pegar os moderninhos também. Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis é imperdível e O Cortiço, de Aluísio de Azevedo, uma aula de História.

Ninguém pode com Nara Leão (editora Planeta)– de Tom Cardoso. É a primeira biografia do autor sobre uma mulher e personagem da música. Ele já escreveu sobre outras personalidades como os ex-governadores  Adhemar de Barros (SP) e Sérgio Cabral Filho (RJ), Paulo Machado de Carvalho (fundador da Record), o jornalista Tarso de Castro e o craque Sócrates. Tom abordou Nara como uma mulher que detestava levantar bandeiras políticas, mas em uma entrevista ao Diário de Notícias disse, em 1966, aos 24 anos, e em plena ditadura que “esse Exército não vale nada e generais podem entender de canhão e de metralhadora, mas não pescam nada de política”. Mais atual, impossível. O autor diz que Nara foi a primeira cantora a bater de frente com os “machos alfa” da bossa nova e também abraçou um movimento bem masculino, o Cinema Novo, ao se casar com Cacá Diegues. Certamente, vale a pena ler. A cantora do espetáculo Opinião e de A Banda teria, hoje, 69 anos completados em 19 de janeiro e morreu em 1989, aos 47 anos, depois de lutar por dez anos com um câncer no cérebro.

Em águas profundas (Intrínseca – R$59,90) – Patricia Higsmith. Ótimo. O cineasta Adrian Lyne está filmando a história para o segundo semestre deste ano.

SHOWS E LIVES

HOJE, 29

19 hs – ALCEU VALENÇA abre a programação do Sesc Verão , projeto que neste ano acontece online pela pandemia. Transmitida gratuitamente pelo YouTube (/portalsescrio), Alveu cantará sucessos da carreira como Táxi lunar, Coração bobo, Anunciação.GRÁTIS

19 hs – JAIRO PEREIRA, um dos vocalistas da Banda Aláfia, apresenta um show, parte da programação do ZporZ Fest Verão,  evento gratuito exibido no YouTube (bit.ly/3pq0ikl) .

20 hs – JERRY ADRIANI, na programação do festival Abrindo portas, o Teatro Rival Refit apresenta hoje um tributo ao cantor Jerry Adriani que, se vivofosse, faria 74 anos. Thadeu Vivas, filho do cantor, e João Pedro Bonfá comandam a noite, com participações de Wanderléa, Wanderley Cardoso, Thiago Vivas, filho mais velho de Jerry, Letrux, DJ Vivi Seixas e Lucas Veloso. No YouTube (/TeatroRivalRefit). GRÁTIS.

21hs – SIMONINHA – é a atração dessa semana no projeto virtual Lives pela arte, promovido pelo Blue Note. Em um show intimista de voz e piano, interpretará canções de sua autoria e relembrará de alguns clássicos do pai, Simonal. No piano, a participação especial é de Michel Llina. A apresentação será transmitida pelo YouTube do Blue Note (/bluenotesp). A partir de R$30.

SÁBADO, 30

19hs –  PEDRO ALTÉRIO  e  PEDRO VIÁFORA mostram criação a quatro mãos e relembram repertório do extinto grupo 5 a seco, em que ambos iniciaram carreira. YouTube (bit.ly/3pq0ikl).

20hs – TRIBUTOS – Júlia Mestre abraçando o repertório de Rita Lee se apresenta hoje. A live é gratuita transmitida do palco do Teatro Prudential. O repertório também  fica disponível no YouTube (/teatroprudential). A série Tributos acontece sempre aos sábados e termina no dia 6/2. GRÁTIS.

21hs – ZECA BALEIRO  também está na programação Sesc Verão  on line  no YouTube (/portalsescrio). Cantará hits autorais. GRÁTIS.

DOMINGO, 31

19 hs – JOÃO DONATO  apresenta um show ao lado do filho, JOÃO DONATINHO,  parte da programação do ZporZ Fest Verão,  evento gratuito exibido no YouTube (bit.ly/3pq0ikl) . A apresentação de Donato e Donatinho resgatarpa canções do disco Sintetizamor, de 2017, e dará nova cara a famosas pérolas donatianas como A rã, Nasci para bailar, A paz. Donato, ao piano; Donatinho nos sintetizadores eletrônicos com roupagempop. Pena que o Emoriô, bloco de carnaval inspirado em João Donato, não possa desfilar este ano sem carnaval.


📺 Agenda Cultural na TV
📆 Segunda-feira, o1/02/2021
💉 VACINA JÁ PARA TODOS !!!!!!

13:20: Canal Telecine Cult (666): “Lua de Papel”, comédia, (Moses Pray e Addie Loggins poderiam ser considerados uma dupla tradicional de trambiqueiros, exceto por um detalhe: ela é uma pequena órfã de nove anos cheia de atitude e bastante precoce e ele um vendedor fajuto de artigos religiosos.); Elenco: Ryan O’neal, Madeline Kahn, Tatum O’neal ; Direção: Peter Bogdanovich, 1973, USA;

14:35: Canal Telecine Fun (664): “Escola de Espiões (2015)”, ação, (Megan Walsh tem 16 anos e é uma das agentes de operações especiais mais bem treinada. Por estar cansada dessa vida e querer ser uma adolescente normal, ela decide forjar a própria morte.); Elenco: Jaime King, Jessica Alba, Madeleine Stack, Samuel L. Jackson; Direção: Kyle Newman, 2015, USA;

14:50: Canal Telecine Pipoca (665): “007 – Cassino Royale”, ação, (Em sua primeira missão como agente 007, James Bond tem o dever de espionar um misterioso terrorista, mas nem tudo sai como planejado.); Elenco: Daniel Craig, Eva Green, Mads Mikkelsen; Direção: Martim Campbell, 2006, USA/GBR/DEU;

15:00: Canal Arte 1 (553): “Cine Clube Arte 1: Manifesto”, ficção, (A atriz Cate Blanchett reflete sobre a repercussão de históricos manifestos de arte na sociedade contemporânea, percorrendo do futurismo e dadaísmo à pop art, passando por Fluxus, Lars von Trier e Jim Jarmusch.); Elenco: Cate Blanchett, Erika Bauer, Ruby Bustamante, Marie Borkowski Foedrowitz, Andrew Upton,; Direção: Julian Rosefeldt, 2015, DEU;

15:24: Canal TNT HD (651): “Sully – O Herói do Rio Hudson”, drama, (Logo após decolar do aeroporto de Nova York, uma revoada de pássaros atinge as turbinas do avião pilotado por Sully. Não vendo outra alternativa, ele realiza um pouso forçado em pleno rio Hudson.); Elenco: Tom Hanks, Aaron Eckhart, Valerie Mahaffey, Delphi Harrington, Mike O’Malley, Jamey Sheridan, Anna Gunn, Holt McCallany, Ahmed Lucan; Direção: Clint Eastwood, 2016, USA;

16:00: Canal Film & Arts (648): “Os Meninos que Enganavam Nazistas”, drama, (Durante um período de ocupação nazista na França, os jovens irmãos judeus Maurice (Batyste Fleurial) e Joseph (Dorian Le Clech) embarcam em uma aventura para escapar dos nazistas.); Elenco: Dorian Le Clech, Batyste Fleurial, Patrick Bruel, Elsa Zylberstein, Kev Adams, César Domboy; Direção: Christian Duguay, 2017, FRA/CAN;

16:55: Canal BIS HD (620): “Jazz Sous Les Pommiers – Fred Hersch Trio”, show musical, (O Jazz sous les Pommiers (‘Jazz Sob As Macieiras’) é um festival de música que ocorre anualmente em Coutances, na França.); Direção: Reza Ackbaraly , 2018;

17:30: Canal Brasil (650): “Amores Cubanos”, documentário, (No último episódio da série, Alice de Andrade revisita o local onde viveu em Cuba e apresenta as histórias dos últimos casais que entrevistou para o documentário “Luna de Miel”, em 1992.); Direção: Alice de Andrade, 2019, BRA;

⚽ 18:25 Canal Fox Sports (573): “Sporting X Benfica, Ao Vivo”, futebol, (Partida de futebol pelo Campeonato Português); 2021, BRA;

18:55: Canal Brasil (650): “Deus e o Diabo na Terra do Sol”, drama, (Casal de camponeses mata o patrão, une-se a um místico, depois ao cangaceiro Corisco e enfrenta Antônio das Mortes, matador de cangaceiros.); Elenco: Othon Bastos, Maurício do Valle, Geraldo Del Rey, Yoná Magalhães, Lidio Silva, Sonia dos Humildes, João Gama, Antonio Pinto, Milton Rosa; Direção: Glauber Rocha, 1964, BRA;

19:55: Canal Telecine Cult (666): “Sessão Bang Bang: A Morte Anda a Cavalo”, western, (Bill cresceu com desejo de vingar a morte de seus pais enquanto Ryan procura por quem o colocou na prisão.); Elenco: Lee Van Cleef, John Phillip Law, Mario Brega; Direção: Giulio Petroni , 1967, ITA;

20:00: Canal SporTV/Premiere (539/721): “Sport Recife X Flamengo, Ao Vivo”, futebol, (Partida de futebol pelo Campeonato Brasileiro); 2021, BRA;
21:00: Canal BIS HD (620): “Q85: A Musical Celebration for Quincy”, musical, (Para homenagear Quincy Jones, artistas como Stevie Wonder, Gladys Knight, Brian McKnight, John Legend, Gloria Estefan, Fantasia, Charlie Wilson, Jennifer Hudson, Ne-Yo.); Direção: Leon Knoles, 2018, USA;

22:00: TV Cultura (516): “Roda Viva”, entrevista, (há mais de 30 anos no ar, é um dos programas mais tradicionais programas de entrevista da TV brasileira. No Roda Viva, a jornalista Vera Magalhães recebe hoje a vereadora de São Paulo Erika Hilton, a primeira transexual eleita para Câmara Municipal de São Paulo.); Elenco: Vera Magalhães e convidados, 2021, BRA;

22:25: Telecine Curta (556): “Viva São João !”, diversos, (O compositor Gilberto Gil acompanha o cineasta Andrucha Waddington até o Nordeste do Brasil. Entre as comunidades rurais da região, Gil e Waddignton participam da comemoração católica do dia de São João com música e dança. Waddington também analisa o sofrimento da população que tenta sobreviver por meio da agricultura em um terreno difícil.); Elenco: Gilberto Gil; Direção: Andrucha Waddington , 2002, BRA;

23:00: Canal Arte 1 (553): “Cine Clube Arte 1 Clássicos: Paris, Texas”, ficção, (O premiado filme conta a história de Travis Henderson, que após quatros anos isolado no deserto, precisa se reconectar à sociedade e à sua família.); Elenco: Hunter Carson, Dean Stockwell, Harry Dean Staton, Aurore Clément, Sam Berry ; Direção: Win Wenders, 1984, DEU/FRA/USA/GBR;

23:50: Canal Telecine Cult (666): “Sessão Bang Bang: Adiós, Sabata”, western, (O pistoleiro Sabata quer ajudar revolucionários mexicanos a derrubar o imperador Maximiliano. Para que dê certo, eles devem roubar um vagão do exército austríaco cheio de ouro, que lhes reserva uma surpresa.); Elenco: Yul Brynner, Dean Reed, Ignazio Spalla; Direção: Gianfranco Parolini, 1971, ITA;