Jandira Feghali será sabatinada hoje na ABI


Por Claudia Sanches

14/09/2016


jandira_campanha

A deputada federal e candidata à Prefeitura Jandira Feghali (Foto: Reprodução)

A candidata do PC do B e deputada federal Jandira Feghali será a segunda candidata à Prefeitura do Rio a ser sabatinada nesta quinta-feira (15) entre 14 e 16 horas, no auditório da Associação Brasileira de Imprensa (ABI). Estarão presentes no debate o presidente da ABI Domingos Meirelles, Jesus Chediak, diretor de Cultura e Lazer, Ivan Proença, presidente do Conselho Deliberativo, e Jansen de Oliveira, advogado da entidade.

A médica Jandira Feghali nasceu em Curitiba e desenvolveu intensa vida política no Rio de Janeiro como integrante do Comitê Central do PC do B, que na época encontrava-se na clandestinidade.

Jandira participou do movimento sindical no Rio de Janeiro. Em 1983 elegeu-se presidente da Associação Nacional dos Médicos Residentes, cargo que deixou para dirigir o Sindicato dos Médicos. Entre 1985 a 1986, foi presidente da Associação dos Funcionários do Hospital Geral de Bonsucesso.

Em 1986, Jandira elegeu-se deputada estadual pelo Rio de Janeiro, exercendo o mandato de 1987 a 1991. A partir de 1990 ela foi eleita por seis mandatos para a Câmara Federal.

Bandeiras da mulher e da saúde

Jandira é autora da lei que garante a cirurgia reparadora de mama em casos de câncer através de planos e seguros de saúde. Foi coordenadora da bancada feminina no Congresso Nacional de 1998 a 2004 e também vice-presidente da Frente Parlamentar da Saúde.

Em 2005 relatou o projeto de lei do poder executivo que cria mecanismos para coibir a violência doméstica contra a mulher, a lei Maria da Penha. É também de sua autoria o texto final da lei que concede licença maternidade à mãe adotante. É autora de três projetos já aprovados pela Câmara dos Deputados e em tramitação no Senado: regionalização da programação artística, cultural e jornalística; fornecimento de bolsas de colostomia pelos planos e seguros de saúde; e o que regulamenta a produção e comercialização de matéria-prima, equipamento, material ou maquinário destinado à fabricação, acondicionamento, embalagem, controle de qualidade ou a qualquer outra fase visando à produção de medicamentos.

A candidata foi também secretária de Desenvolvimento Econômico da cidade de Niterói e secretária de Cultura da cidade do Rio de Janeiro.