IVH apoia proteção a profissionais da imprensa


15/01/2013


Com o lema “A Segurança dos Jornalistas é a Segurança de Todos Nós”, o Instituto Vladimir Herzog apresenta sua nova iniciativa ao criar o “Vlado Proteção os Jornalistas”, um espaço específico para maior engajamento no combate à violência contra os jornalistas e luta pela sua proteção. A proposta é contribuir com a sociedade e com outras instituições que se dedicam à missão de evitar que mais jornalistas tenham o fim trágico de Vladimir Herzog, torturado e assassinado por agentes da ditadura, em outubro de 1975. 
 
A ação inicial do Instituto em prol da causa foi traduzir e publicar, pela primeira vez em português, o Plano de Ação da Organização das Nações Unidas-ONU para a Segurança dos Jornalistas e a Questão da Impunidade, adotado em 13 de Abril de 2012 pelo Conselho dos Principais Executivos da ONU. O documento está disponível no site oficial do Instituto (www.vladimirherzog.org) e em sua página no Facebook (facebook.com/vladimir.herzog).
 
Muito além da segurança pessoal dos jornalistas e de todos os profissionais que trabalham em veículos de comunicação, essa luta pretende fortalecer a instituição da liberdade de expressão, pedra fundamental da democracia, e assegurar o direito de todos os cidadãos ao acesso às informações.
 
“Queremos somar nossa voz às de todos aqueles que se dedicam à essa missão, entre eles a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, a Federação Nacional de Jornalistas-Fenaj, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo, a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo-Abraji, e outras organizações”, afirma Ivo Herzog, diretor do Instituto Vladimir Herzog.
 

O trabalho da ONU abrangerá, entre outros aspectos, o auxílio a governos no desenvolvimento de leis sobre segurança e liberdade de expressão, aumento da conscientização dos cidadãos, treinamento em segurança pessoal e em segurança eletrônica, fornecimento de assistência médica, mecanismos de reação emergenciais, zonas de conflito, descriminalização da difamação e remuneração dos jornalistas.