IVC aponta queda na circulação de jornais pagos


23/03/2010


Uma pesquisa divulgada recentemente pelo Instituto Verificador de Circulação (IVC) aponta que houve queda de 3,46% na circulação dos jornais pagos no Brasil, em 2009. De acordo com o órgão, as causas da retração seriam, além da crise econômica internacional, a internet e o clipping. De acordo com instituto, a Folha de S.Paulo lidera a tiragem média, com 296 mil exemplares, seguida pelo Globo, com 257 mil e, em terceiro figura Estadão, com 213 mil exemplares.

Ricardo Pedreira, diretor-executivo da Associação Nacional de Jornais (ANJ) disse em entrevista ao Valor Econômico que a saída dos jornais para enfrentar o problema foi adotar a versão para o Kindle (leitor digital de conteúdos eletrônicos lançado pela Amazon).

O jornal carioca O Globo foi o primeiro impresso sul-americano a adotar esse sistema. Segundo Pedreira, dentre os veículos brasileiros que também incorporaram a mesma medida figuram o Zero Hora (RS), Diário de Santa Maria (RS), Pioneiro (RS), A Notícia (SC), Diário Catarinense (SC) e Jornal de Santa Catarina (SC).

Ao contrário do que vem acontecendo com o chamados grandes jornais, o cenário vivido pelos diários regionais apresenta um caminho de ascensão. Dados apurados pelo IVC demonstram que, fora da capital, os jornais das regiões interioranas tiveram alta de 83,5%, contra 25% dos grandes.

O estudo do IVC demonstra que, nos últimos quatro anos, a categoria de jornais populares também vem apresentando crescimento e tem provocado o avanço da mídia impressa. Segundo especialistas, o sucesso dessas publicações está no fato de serem dirigidas para a classe C, que se encontra em melhor nível de inclusão social.

De acordo com o IVC, entre 2006 e 2009, o crescimento dos jornais de valor acima a R$1,15 chegou a apenas 1%, sendo que no mesmo período, os populares, que são vendidos com valor abaixo a R$1,00, cresceram 32%.

* Com informações do IVC e AdNwes.