Itamar foi um republicano exemplar, diz a ABI


04/07/2011


A ABI manifestou nesta segunda-feira, 4 de julho, seu “forte sentimento de pesar” pelo falecimento do ex-Presidente Itamar Franco, que foi apontado pela entidade como “um republicano exemplar”, “ pela austeridade com que exerceu o cargo, pela dignidade com que se houve à frente da república e pela sensibilidade política e social  que demonstrou ao aprovar e promover a implantação do Plano Real, que retirou o País de grave crise econômico-financeira e  o libertou da inflação descontrolada que marcou a segunda metade dos  anos 1980”.  

O pesar da ABI foi exposto em declaração do seguinte teor:

 
“É com forte sentimento de pesar que a Associação Brasileira de Imprensa se associa às manifestações de diferentes setores da  vida do País que lamentam o falecimento do ex-Presidente Itamar Franco, que passa à História como um republicano exemplar, pela austeridade com que exerceu o cargo, pela dignidade com que se houve à frente da república e pela sensibilidade política e social que demonstrou ao aprovar e promover a implantação do Plano Real , que retirou o País de prolongada crise econômico-financeira e o libertou da inflação descontrolada que marcou a segunda metade dos anos 1980.
 
Alçado à primeira magistratura da Nação numa das mais graves crises político-institucionais ocorridas no País, Itamar Franco revelou-se à altura do desafio de restabelecer na coisa pública os padrões éticos que o conjunto cidadania reclamava. Sem arroubos demagógicos, dotou o Poder da dignidade que então escasseava e se impôs ao respeito e à admiração de seus compatriotas. Foi nesse clima que pôde convocar especialistas de grande competência para elaborar e executar um conjunto de políticas que restauraram o controle da moeda e abriram caminho para que nos anos seguintes o País reencontrasse o caminho de segura gestão financeira.
 
Com esse desempenho, Itamar Franco enriqueceu um currículo de atuação na vida pública que já o impusera à  confiança de seus patrícios de Juiz de Fora e de Minas Gerais, que reconheceram seus merecimentos ao lhe conceder mandatos de prefeito, governador e senador da república.
 
É a esse republicano exemplar que a Associação Brasileira de Imprensa rende homenagens no momento em que o País é privado de sua presença na vida pública.
 
Rio de Janeiro, 4 de julho de 2011
Maurício Azêdo, Presidente da ABI”