Internet abre espaço para jogos esportivos


05/02/2021


Competições de base e de futebol feminino se destacam em transmissões pela internet

Por Bruno Balacó, jornalista, cronista  esportivo e pesquisador da Rede Nordestina de Estudos em Mídia e Esporte (ReNEme).

Ainda longe de atingir o seu potencial de visibilidade na TV aberta e fechada, os campeonatos de base e de futebol feminino encontraram na internet um lugar cativo para a transmissão regular de seus jogos. Do ano passado pra cá, plataformas esportivas de streaming como a MyCujoo e a Twitch têm investido pesado na exibição online de partidas de competições chanceladas pela CBF, pela Liga do Nordeste e por federações locais, em especial a Cearense (via FCF TV) e a Paulista (FPF TV). Dessa forma, o torcedor pode acompanhar de perto o calendário do futebol de mulheres no País, seguindo os passos da disputa do Brasileirão Feminino A1, A2 e Sub-18. Em relação aos torneios juniores, destaque para as transmissões do Brasileiro Sub-20 e Brasileirão de Aspirantes.

O detalhe é que grande parte das partidas pode ser assistida de forma gratuita. Muitas delas, podem ser consumidas não só pelos sites dos serviços de streaming, como também através das redes sociais da CBF e das Federações. É o caso, por exemplo, da decisão do Campeonato Paulista de 2020, entre Corinthians x Ferroviária, que foi transmitida pelo Facebook do Paulistão Feminino e teve audiência de mais de 456 mil visualizações na rede. Dias antes, a final do Brasileirão feminino, entre Avaí x Corinthians, passou no perfil do Twitter @BRFeminino e atraiu mais de 734 mil visualizações na plataforma.

No último dia 22 de janeiro, a Federação Paulista de Futebol anunciou a criação da sua própria plataforma de transmissão ao vivo de jogos, exibição de melhores momentos, conteúdos especiais e engajamento com o torcedor: o aplicativo Paulistão Play. O serviço estará disponível para download em celulares Android e iOS na segunda quinzena de fevereiro. A ideia é oferecer a transmissão ao vivo de competições paulistas que não estão com os direitos comercializados com exclusividade, como a Copa São Paulo, Paulistão Feminino, Paulista Sub-20, entre outras. A iniciativa do Paulistão Play visa gerar uma nova linha de receitas para os clubes, além de ampliar a presença da FPF no digital, fazendo do App um de seus pilares da estratégia para ampliar a monetização dos direitos que ela representa ao permitir acesso aos usuários de banda larga.

Outra experiência de destaque entre as federações locais é a da FCF TV, que está no ar desde 2013. A web-TV da Federação Cearense de Futebol mostra sua importância ao dar visibilidade a jogos e competições que não são contemplados nas grades das emissoras de TV cearense: a Taça Fares Lopes, o Cearense Sub-20 masculino, o Estadual Feminino, além de acompanhar os times cearenses em ação na Série D do Campeonato Brasileiro (caso do Floresta, que chegou à final do torneio na edição 2020) e no Campeonato Brasileiro de Aspirantes Sub-23. Este, por sinal, teve sua final disputada no último domingo, 31, entre Ceará e Vila Nova, atraindo mais de 58 mil visualizações dentro da plataforma MyCujoo. Outra iniciativa pioneira na atual temporada foi a transmissão da Copa do Nordeste Sub-20 pela Twitch, plataforma de streaming de propriedade da Amazon. A competição, que terminou com o título do Náutico, foi transmitida ainda pelo Live FC (streaming que também exibe a Copa do Nordeste profissional), Facebook e Youtube da Copa do Nordeste.

Esse cenário de valorização do futebol feminino e de base, tem chamado a atenção também de patrocinadores (diante da ótima visibilidade das transmissões), além de ser muito útil para fidelizar esse tipo de serviço junto ao público interessado, para eventuais cobranças em jogos por pay-per-view, como o praticado pela MyCujoo em jogos da Série C do Brasileiro, onde costuma cobrar R$ 5 por partida. A movimentação para esse tipo de transmissão consolida o momento atual de expansão e surgimento de novos agentes no mercado de streamings esportivos. Podemos citar muitos deles, que comportam (sobretudo no modelo pay per view ou de assinantes) os principais campeonatos do mundo: MyCujoo, Twitch, DAZN, One Football, Live FC, Estádio TNT Sports (antigo EI Plus), FCF TV, Premiere Play, DAZN Paulistão Play.