Integração social é o tema em cartaz no Cine ABI


06/08/2009


O Cine ABI, juntamente com a Casa da América Latina, exibe hoje, às 19h, o filme “Machuca” (2004), do diretor Andrés Wood. A sessão tem entrada franca e será realizada na Sala Belisário de Souza, no 7º andar do edifício-sede da ABI, Rua Araújo Porto Alegre, 71, Centro.

A trama se passa no Chile momentos antes do golpe militar de 11 de setembro de 1973, que instalou a ditadura do general Augusto Pinochet. Na efervescência do clima político da época, McEnroe (Ernesto Malbran), diretor da conceituada escola Saint Patrick School, inspirado pelos ideais democráticos do então Presidente chileno Salvador Allende, decide efetuar a matrícula de um grupo de crianças oriundas de famílias pobres no colégio tradicionalmente freqüentado por jovens de classe alta.

Apesar de os novos alunos se sentirem deslocados e hostilizados, floresce a amizade entre os jovens Pedro Machuca (Ariel Mateluna) e Gonzalo Infante (Matias Quer). De estratos sociais opostos, os jovens mostram que a integração de classes tão desejada por Allende é possível.