Instituto recruta jornalistas para trabalhar na Alemanha


04/09/2018


Os jornalistas brasileiros que sonham fazer carreira no exterior têm uma grande chance de dar um passo à frente para realizar este desejo. A Internationale Journalisten-Programme (IJP), entidade alemã sem fins lucrativos que promove intercâmbio, oferece bolsas para profissionais trabalharem como correspondentes.

O programa é voltado exclusivamente para quem trabalha ou é colaborador (a) em algum veículo de comunicação na América Latina (jornal, revista, site, televisão ou rádio) ou em redações de empresas públicas. É preciso ter entre 25 e 35 anos. A intenção é que os bolsistas trabalhem entre o final dos meses de fevereiro e abril de 2019 como correspondentes de suas redações, em Berlim, na Alemanha.

Quem tiver interesse, deve se apressar. As inscrições para concorrer à bolsa terminam no dia 15 deste mês. Conforme o IJP descreve em seu site, além dos requisitos acima, também é preciso ter conhecimento avançado do idioma alemão. Em alguns casos, a fluência em espanhol ou inglês também pode ser aceita.

O valor da bolsa é de 3,6 mil euros (R$ 15,8 mil), suficiente para cobrir despesas com viagem, acomodação e alimentação durante os dois meses, já que o estágio não será remunerado pelo veículo alemão onde o jornalista poderá trabalhar para enviar seu material ao Brasil.

Neste programa, o profissional terá contato com a realidade política e econômica da Alemanha, bem como poderá conhecer a fundo a cultura do país. Além disso, o bolsista terá a chance de criar laços profissionais com os alemães e participar de uma extensa rede de contatos formadas por ex-bolsista do IJP.
As inscrições devem ser feitas via e-mail para a assessoria de imprensa da Embaixada da Alemanha em Brasília ou para um dos consulados da Alemanha em São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre ou Recife (veja contatos aqui).

 

O IJP explica em seu site que “os contatos nestes órgãos podem mudar com o passar do tempo” e pede que “antes do envio dos documentos, o candidato confirme o endereço eletrônico e o contato do responsável local”. É necessário enviar todas as informações solicitadas neste documento em um único arquivo no formato PDF.

 

Fonte: Portal Imprensa