Filie-se



1 | FILIE-SE:

Veja aqui em que categoria de associado você se enquadra

• Efetivos

São profissionais da área de Comunicação Social com registro de jornalista no órgão competente, bacharéis em Jornalismo, com diploma de curso superior ou declaração da faculdade (no caso dos recém-formados), que, preferencialmente, atuem em jornais, revistas, agências noticiosas, bem como empresa radiofônica, assessorias de imprensa ou comunicação social e mídias eletrônicas e outras a serem criadas, mediante processo aprovado pela Comissão de Sindicância.

Aos associados Efetivos é atribuído o direito de votar e serem votados, desde que tenham mais de 60 (sessenta) dias de permanência no quadro associativo e estejam quites com as obrigações estatutárias.

Não perde a qualidade de efetivo o associado que deixar de exercer qualquer das funções mencionadas neste artigo. Só brasileiros natos e naturalizados podem ser eleitos para a Diretoria e para o Conselho Deliberativo.

Há necessidade de juntar à proposta de filiação: duas fotos 3×4, cópias legíveis e autenticadas, em cartório, do diploma da faculdade, registro profissional e folhas da identificação (frente e verso) da Carteira de Trabalho.

• Colaboradores
São:

a) Alunos dos cursos superiores de Jornalismo;

No caso de estudantes de Comunicação, há necessidade de juntar à proposta de filiação: três fotos 3×4, uma declaração da faculdade comunicando o curso e período que está cursando ou comprovante de matrícula no semestre em que se solicita a filiação.

b) Profissionais, diretores ou proprietários que, sem ter o registro de Jornalista, colaborem ou dirijam veículos periódicos de caráter jornalístico, isto é, de difusão de notícias e de comentários sobre fatos, sejam eles impressos, eletrônicos ou de qualquer outra forma que venha a ser criada, os quais devem juntar cópia dos textos publicados;

Nesse caso, há necessidade de juntar à proposta de filiação: duas fotos 3×4, cópias legíveis e autenticadas, em cartório, da Carteira de Identidade, CPF, além de três matérias distintas, assinadas e publicadas em um ou mais veículos. 

c) Jornalistas que, residindo fora do Brasil, cooperem com os objetivos da Associação, prestando-lhe serviço considerado relevante pelo Conselho Deliberativo.

– Se preferir usar o correio convencional, entre neste Link e imprima a Proposta de Associado, ou

– Formulário para a Proposta on-line

propostaonline-1p

2 | DEPARTAMENTO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

• Assistência médica e mais convênios para os sócios:

O Departamento de Assistência Social (DAS), que presta permanente assistência médica aos associados, dependentes e funcionários da ABI, mantém à disposição de todos 485 convênios e outros benefícios, como descontos em consultórios e laboratórios de análises clínicas, óticas, lojas, academias e matrículas e mensalidades em universidades.

• Descontos especiais:

Diversos são os convênios à disposição do corpo associativo oferecido pelo Departamento de Assistência Social da ABI (DAS) e muitos ainda virão, estando em término de negociações para que, brevemente, sejam anunciados. Abaixo está uma relação desses convênios, ao mesmo tempo que o DAS se coloca à disposição do associado para esclarecimento de qualquer dúvida e ainda recebimento de sugestões, através dos telefones (21) 2282-1292 (ramal 207) ou (21) 2240-8769 com os funcionários Marina Novaes Rodrigues (Marina) e Adalberto Cândido do Nascimento (Candinho).

logoCLÍNICA DR. ALOAN – Rua Chaves Faria, 64 – São Cristóvão
Internação/Hotelaria – Desconto de 50%
Exames Complementares – Desconto de 50%


215577312RICHET LABORATÓRIO – Unidades: Centro, Tijuca, Botafogo, Copacabana e Barra
Desconto: Tabela da Associação Médica Brasileira (25%).

 


ScreenShot134POLÍCLINICA GERAL DO RIO DE JANEIRO – Av. Nilo Peçanha, 38, Centro
Desconto da AMB: Procedimentos Médicos, (0,39%); Patologia Clínica e Serviços Odontológicos (50%).

 


logo_siteLABORATÓRIO BRONSTEIN – Unidade Centro
Desconto de 30%

 


imagesÓTICA DO POVO – Diversos endereços
Descontos: 10% à vista e 5% a prazo

 


Sesi-senai-firjanpSESI/SENAI – Para se cadastrar no convênio existente entre a ABI e o SESI/SENAI, o associado deve ir, munido da Carteira da ABI, à sede das duas entidades, localizada à Av. Calógeras, 15, 5º andar. Uma parceria entre a ABI e o SESC está próxima de se concretizar, e, entre outros benefícios, o associado e os funcionários da ABI poderão desfrutar das excelentes sedes campestres do SESC, uma das melhores do País, bem como seus teatros, sempre apresentando peças e espetáculos musicais com os maiores nomes de nossa cultura popular.


ATENDIMENTO E CONVÊNIOS NO AMBULÁTÓRIO PEDRO ERNESTO – 6º ANDAR
De janeiro a junho deste ano – 181 pacientes

Além disso, continuamos em busca de parcerias para que o Ambulatório Pedro Ernesto continue prestando assistência médica digna e competente aos associados, pois temos absoluta consciência de que uma das finalidades da criação da ABI, por Gustavo de Lacerda, foi a prestação de serviço médico de qualidade aos profissionais de imprensa. As negociações com o médico cirurgião Dr. Marcello Meuci, do Hospital Rio Mar, na Barra da Tijuca, continuam em curso e esbarram no alto custo do investimento para modernização do 6º andar da ABI e adequá-lo às novas exigências do setor. Em decorrência do capital que terá de ser investido, cerca de R$ 180 mil reais, para criação de 10 especialidades, entre elas: Clínica Geral, Geriatria, Cardiologia, Otorrinolaringologia, Laboratório Médico, Gastroenterologia, o Dr. Marcelo Meucci está buscando parcerias com outros profissionais médicos interessados em dividir as despesas. Esperamos que seus esforços tenham sucesso.

Os contatos com a empresa BEM (Bandeirantes Emergências Médicas) estão sendo concluídos para um atendimento aos associados por ambulâncias UTIs, 24 horas, a preços bem acessíveis, mais ou menos, em torno de R$ 10,00 mensais.

Da mesma forma, um Plano Funeral e de Seguro de Vida, pagos pela ABI e que contemplaria os associados que estiverem em dia com suas mensalidades, está em negociação com diversas empresas do ramo. Assim como um Plano de Saúde para os funcionários e associados. Aguardamos aquelas que nos oferecerem as melhores condições.

Existe, desde 2010, um convênio entre as Bibliotecas Bastos Tigre (ABI) e do Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB), possuidora de um dos maiores acervos do mundo, que permite ao associado ou funcionário da ABI poder frequentá-la e levar para casa, por 15 dias, os livros à disposição em seu patrimônio literário.


cna-itaquerapO Curso de Inglês CNA, apenas para os associados da representação de São Paulo, oferece um desconto de 30% para o primeiro módulo semestral e 15% para o segundo módulo e os seguintes, abrangendo os cursos de inglês e espanhol.

 


logo_aborjAssociação Brasileira de Odontologia (ABO-RJ) dará desconto de 10% para o atendimento odontológico para os sócios e funcionários da ABI, clínica localizada no Rio Comprido. O atendimento de Implantodontia e Endodontia (canal), deverá ser realizado na sede da ABO, onde a tabela já apresenta descontos em relação ao mercado atual.

Endereços:

Sede
Rua Barão de Sertório, 75
Rio Comprido – Rio de Janeiro/RJ
Telefone: 2504-0002 – ramais: 205 e 211

Centro de Odontologia Integrada e Comunitária (Coic)
Rua Sampaio Viana, 288
Rio Comprido – Rio de Janeiro/RJ
Telefones: 2293-3017 e 2502-7128
Horário: 8h às 17h


logo-Mila-RamosMilla Ramos Eventos oferece desconto de 20% na produção de eventos sociais e corporativos, além de assessoria completa na realização de qualquer evento. Contatos pelos telefones (21) 2436-1342 / 998568091 ou por e-mail assessoria@millaramos.com.br.


 

CCAAAtravés de seu Departamento de Assistência Social, a ABI acaba de fechar convênio com um dos mais categorizados cursos de idiomas do País, o CCAA, extensivo aos associados e funcionários da entidade.  A iniciativa visa capacitar todo o universo da Associação Brasileira de Imprensa à entrada em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo e exigente. Aproveitamos a oportunidade para anunciar que outros convênios estão a caminho, sendo um deles uma das grandes aspirações de sócios e funcionários da Casa. (Clique aqui para saber mais Convênio CCAA)

Benefícios do convênio 

Este convênio garante aos funcionários e associados desta empresa, e aos dependentes destes funcionários e associados, os seguintes descontos na condição de alunos novos nos cursos de Inglês e Espanhol do CCAA – Centro (RJ), independentemente do nível de classificação:

– 50% de desconto nos níveis básicos;

– 40% de desconto nos níveis intermediários e

– 30% de desconto nos níveis avançados.

Esta seqüência de descontos é garantida ao aluno novo enquanto não efetue trancamento durante seu curso. O presente convênio garante as aulas de conversação gratuitas, nos horários oferecidos pelo curso. As aulas de conversação gratuitas valerão tanto para matrículas novas como para os já matriculados até a data da assinatura deste termo. Os descontos acima citados não incidem sobre o valor do material didático.


universidade-presbiteriana-mackenziepConvênio com a Universidade Presbiteriana  Mackenzie-SP, tem como objetivo a cooperação Acadêmico-Científico e Cultural, que permitirá o desenvolvimento de projetos conjuntos na área educacional e editorial, bem como a associação de alunos e docentes ao quadro associativo da ABI, com direito ao recebimento de carteira individual na categoria aprovada – colaborador-estudante, no caso dos alunos; e profissional, para os professores. (Clique aqui para saber mais.)


O DAS ainda comunica que o Centro de Atendimento Social (SUS), do Governo Federal, está disponibilizando 500 cadeiras de rodas. Se algum jornalista, seus familiares, ou mesmo algum amigo estiver precisando, deve procurar Vilma Wosiach pelos telefones (21) 32977426 e (21) 981177416. Ou pelo site: http://www.mds.gov.br/assistenciasocial/protecaobasica/cras

Destacam-se ainda entre os conveniados a Universidade Santa Úrsula e a Policlínica Geral do Rio de Janeiro.

• Atendimento na Sede:

A ABI mantém, no 6º andar do edifício-sede, assistência médica gratuita em dermatologia, oftalmologia, ortopedia pneumologista, proctologista, odontologia e radiologia no Posto de Atendimento Dr. Paulo Roberto.

São cobradas despesas com material odontológico, radiológico e sessões de acupuntura.

Fora da sede da ABI, os associados e seus dependentes têm atendimento, com descontos, em mais 200 consultórios e laboratórios conveniados.

Obs: os procedimentos médicos que envolvem custos de materiais são cobrados por uma tabela de preços especial, como a Radiologia, Odontologia e Acupuntura.

O DAS também trabalha no apoio jurídico dos profissionais de imprensa, seus familiares e dependentes declarados nas questões ligadas aos delitos de opinião.

Clique aqui para ver a relação das especialidades médicas oferecidas.

• Fale com o DAS:

Para saber mais sobre convênios e benefícios para você e seus dependentes, ligue para o DAS: 2282-1292, ramal 207, ou mantenha-se ligado no site da ABI. O Departamento de Assistência Social trabalha permanentemente em seu benefício. Confira a lista com alguns dos nossos conveniados.