Prorrogadas as inscrições para o Concurso Sílvio Romero de Monografias


17/07/2013


Os interessados em participar do Prêmio Sílvio Romero de Monografias sobre Folclore e Cultura Popular podem se inscrever até o dia 26 de agosto. A premiação é promovida pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, através do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular – CNFCP.

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, Realiza o Concurso Sílvio Romero de Monografias sobre Folclore e Cultura Popular 2013, através do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular – CNFCP.

O objetivo é fomentar a pesquisa, estimulando a diversidade e a atualização da produção de conhecimento no país voltada para esse campo de estudos.

Os prêmios, nos valores de R$ 13 mil e R$ 10 mil serão concedidos aos autores dos trabalhos classificados no concurso em primeiro e em segundo lugares, respectivamente.

A critério da Comissão Julgadora ainda poderão ser indicadas até três menções honrosas, agraciadas exclusivamente com o título de destaque.

As monografias concorrentes deverão ter por objeto temas do campo de estudos da cultura popular e folclore brasileiros e conter:

a) contribuição ao aprofundamento e à renovação dos estudos de folclore e cultura popular;

b) originalidade do tema e/ou abordagem;

c) domínio de bibliografia especializada;

d) consistência na argumentação e clareza na apresentação dos resultados;

e) fundamentação teórica, quadro de referência conceitual e metodologia empregada;

f) desenvolvimento do trabalho com base em pesquisa de campo e/ou bibliográfica.

Os trabalhos deverão ser entregues ao Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular, na Rua do Catete, nº 179 – Catete, Rio de Janeiro – RJ – CEP 22.220-000, impreterivelmente até as 18 horas do dia 26 de agosto de 2013, ou remetidos pelos Correios, sob registro, até a data indicada, sendo o carimbo de postagem o comprovante para a observância do prazo.

Só poderão participar do Prêmio os brasileiros natos, naturalizados ou estrangeiros residentes no Brasil. Cada autor só poderá concorrer com uma única monografia.

A Comissão Julgadora será composta por cinco especialistas, reconhecidos pela contribuição ao campo de estudos de cultura popular e folclore, designados pelo Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular/IPHAN, sendo um deles integrante dos quadros do IPHAN.

Mais informações podem ser obtidas no Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular, situado na Rua do Catete, nº 179, Catete, Rio de Janeiro/RJ, CEP 22.220-000, e/ou pelos telefones: (21) 2285-0441 e 2285-0891, ramais 214 ou 215, Fax: (21) 2205-0090, e no endereço eletrônico pesq.folclore@iphan.gov.br.